São Brás de Alportel

Inspiração, ação e eTwinners. 

No passado dia 17 de maio teve início, em São Brás de Alportel, mais uma edição do curso de formação eTwinning Road.  A sessão presencial teve lugar no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel foi organizada em parceria pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE) e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Litoral à Serra. 

A sessão de abertura contou com a presença de Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning e Sónia Figueiredo, diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, São Brás de Alportel.   

A sessão plenária, subordinada ao tema "O que é o eTwinning|ESEP?", foi conduzida por Laura Silva Maria, da ONA eTwinning. Durante a sua intervenção, foi feito o enquadramento do projeto eTwinning e apresentada a European School Education Platform (ESEP), destacando-se as suas potencialidades para a promoção da colaboração e da partilha de boas práticas entre escolas europeias, alinhadas com as políticas educativas nacionais.   

Seguiu-se o painel Partilha de Práticas eTwinning, moderado por Susana Rodrigues, Embaixadora eTwinning para a Região do Lisboa e Vale do Tejo, e Paulo Ribeiro, Embaixadora eTwinning para a Região do Algarve. Neste painel foram apresentados projetos inspiradores desenvolvidos em diferentes níveis de ensino e escolas da região, evidenciando o impacto positivo do eTwinning na aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de competências e na inovação pedagógica, nomeadamente: 

  • O eTwinning no AE da Bemposta, por Sílvia Martins (AE da Bemposta); 

  • Wat@rt, por Sandra Mendes (AE da Bemposta); 

  • Projeto eTwinning na Sala de Aula, por Paula Balisa (AE da Bemposta); 

  • Fun with English: Adventures in language learning, por Sandrine Coelho (AE Tomás Cabreira); 

  • EuroChallenge 2024, por Jacinta Oliveira (AE Tomás Cabreira); 

  • If we are engaged students, we will be active citizens (AE Tomás Cabreira); 

  • À conversa sobre Inovação, por Ana Luísa Gonçalves (AE Silves Sul). 

 

Durante o período da tarde, o painel Cidadania Digital contou com as apresentações: 

  •  Algumas questões para reflexão, por Paulo Cavaco (ES Loulé); 

  • Liderança Escolar e Inovação Digital, por Sónia Figueiredo e Décio Pica (AE José Belchior Viegas). 

  

Ainda durante o período da tarde, os trabalhos continuaram com o painel Aprendizagens que Inspiram, onde foram partilhadas as seguintes iniciativas pedagógicas e tecnológicas: 

  • Transmediação de Histórias (LED), por Vítor Gonçalves (AE José Belchior Viegas); 

  • Academia Júnior eTwinning (AJE), pelos embaixadores eTwinning Susana Rodrigues e Paulo Ribeiro, que destacaram o papel da iniciativa na concretização de um dos pilares fundamentais da missão da Escola eTwinning: formar alunos como agentes de mudança. 

  • Formação e Projetos, por Duarte Duarte (CFAELS) 

  

A sessão presencial foi encerrada por Laura Silva Maria, que sublinhou a riqueza e diversidade das partilhas ao longo do dia, reforçando a importância do eTwinning no desenvolvimento de competências digitais, colaborativas e de cidadania. 

Após o sucesso desta sessão inicial, as expectativas para as próximas sessões online são elevadas, refletindo o compromisso contínuo com a inspiração dos docentes e a promoção do uso seguro, responsável e pedagógico da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.