As escolas que recebem o Selo Escola eTwinning são grandes exemplos de como toda a escola pode retirar benefícios do eTwinning. Participam ativamente na implementação e promoção dos valores e da pedagogia eTwinning, são um ponto de referência para a sua comunidade local e constituem um modelo para outras escolas.
O que é o Selo de Escola eTwinning?
As escolas eTwinning incorporam os valores do eTwinning nas políticas, práticas e desenvolvimento profissional da escola com o apoio da direção da escola.
Através do Selo de Escola eTwinning, o eTwinning reconhece e avalia o envolvimento, empenho e dedicação não apenas de eTwinners individuais, mas também de toda a escola, nas quais as equipas de professores e dirigentes educativos trabalham em conjunto.
As escolas às quais é atribuído o Selo estão prontas e dispostas a empenhar-se num percurso de desenvolvimento com atividades que possam ser objetivamente avaliadas.
A Missão das Escolas eTwinning é a bússola que orienta todas as Escolas eTwinning. A missão evidencia elementos tais como:
- Liderança partilhada
- Colaboração e trabalho de equipa
- Intervenção dos alunos
- Inclusão e inovação
- Ser um modelo a seguir por outras escolas.
Quais são os benefícios?
Escolas eTwinning:
- São oficialmente reconhecidas a nível europeu como modelos eTwinning e formam uma rede de escolas líderes que servem para inspirar o desenvolvimento futuro da ação. Todas as Escolas eTwinning recebem o Kit para Escolas eTwinning e ainda uma placa e uma bandeira.
- Têm grande visibilidade a nível europeu e são encorajadas a exibir o seu Selo de Escola eTwinning em materiais promocionais e informativos.
- São incentivadas a participar em programas de desenvolvimento profissional específicos.
- Fazem parte de um Grupo eTwinning especial no qual partilham boas práticas, colaboram e participam em eventos exclusivos em linha.
Como podem as escolas obter o Selo de Escola eTwinning?
O processo para a obtenção do Selo de Escola eTwinning é composto de duas fases.
1.ª fase
O eTwinning pré-seleciona todas as escolas que:
- estejam registadas no eTwinning há mais de dois anos;
- tenham, no mínimo, três professores que tenham estado envolvidos em projetos eTwinning, desenvolvimento profissional ou outras atividades eTwinning nos últimos dois anos;
- estiveram envolvidas em pelo menos um projeto europeu eTwinning ao qual foi atribuído um Selo Nacional de Qualidade nos dois anos anteriores à data de candidatura.
Se uma escola preencher estes requisitos, todos os eTwinners registados na escola recebem por e-mail um convite para preencherem um formulário de candidatura através da Plataforma de Educação Escolar Europeia.
2.ª fase
Os candidatos devem preencher um formulário de candidatura, no qual descrevem como a sua escola concebe, implementa e planeia atividades relacionadas com a Missão das Escolas eTwinning: ao fazê-lo, devem também fornecer algumas provas dessas atividades.
Cabe à NSO (National Support Organisation) avaliar cada candidatura, analisando tanto a descrição como as provas fornecidas e avaliando as atividades e o potencial das escolas.
Se as candidaturas forem rejeitadas pela NSO, poderão ser submetidas de novo – melhorando as descrições e as provas – até à data limite. Os candidatos serão autorizados a corrigir a candidatura, adicionar a informação em falta.
Os prazos exatos para a apresentação e avaliação das candidaturas serão publicados na plataforma umas semanas antes do lançamento do processo da candidatura.
Processo de candidatura
- O diretor da escola e os colegas envolvidos no eTwinning devem ser incluídos no processo de elaboração da candidatura.
- Os candidatos devem responder a todas as perguntas do formulário de candidatura e fornecer provas quando solicitadas.
- Uma questão preliminar está relacionada com a política de segurança eletrónica na escola, quando os candidatos são solicitados a fornecer provas.
- Outras questões incluem um conjunto de declarações para cada um dos elementos da Missão das Escolas eTwinning. Os candidatos devem descrever a forma como a sua escola os implementa e fornecer provas.
- Para cada declaração de missão, os candidatos serão também convidados a descrever o que a escola planeia fazer nos próximos dois anos, caso obtenha o Selo de Escola eTwinning.
- A candidatura deve ser complementada por uma declaração devidamente assinada pelo diretor da escola.
- As candidaturas devem ser submetidas ou representadas antes da data limite.
- As candidaturas apresentadas são analisadas pela NSO. Em caso de rejeição, os candidatos podem voltar a apresentar as suas candidaturas com mais pormenores até ao prazo limite.
Sugestões:
- Cada escola deve decidir quem apresentará a candidatura através do eTwinning Live. Apenas será aceite uma candidatura por escola.
- O formulário não tem de ser preenchido numa única sessão e pode ser guardado em forma de rascunho. Clique no botão ‘Submeter’ apenas quando tiver preenchido o formulário.
Conforme informação disponibilizada na European School Education Platform (ESEP)
Orientações para a candidatura ao Selo de Escola eTwinning
Lista de Agrupamentos/escolas 2024-2025
Lista de Agrupamentos/escolas 2023-2024
Lista de Agrupamentos/escolas 2022-2023
Lista de Agrupamentos/escolas 2021-2022
Lista de Agrupamentos/escolas 2020-2021
Lista de Agrupamentos/escolas 2019-2020
Lista de Agrupamentos/escolas 2018-2019