
Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais
A conferência “Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning — a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais” teve lugar no dia 28 de maio de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa foi promovida pelo projeto eTwinning, integrado na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação.
A sessão de abertura esteve a cargo de Carla Barros, chefe de equipa da ERTE/DGE, que destacou a importância do eTwinning no reforço da cidadania digital e no desenvolvimento profissional docente. Seguiu-se a comunicação principal “A Bridge to Thrive: Digital Citizenship and Wellbeing in Learning Environments”, proferida pelo Professor Charalambos Vrasidas, da Universidade de Nicósia, que refletiu sobre os desafios e oportunidades da integração do bem-estar e da cidadania digital nos contextos educativos contemporâneos.
A palestra destacou a importância da cidadania e do bem-estar digital como pilares fundamentais para ambientes de aprendizagem mais humanos e eficazes. Vrasidas defendeu o uso responsável, ético e informado das tecnologias digitais e apresentou modelos como o PERMA-Digital, que visa promover emoções positivas, envolvimento e relações saudáveis no ambiente escolar, tanto presencial quanto virtual.
Dados recentes do PISA e outras fontes revelam o crescimento exponencial do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes, levantando questões sobre uso excessivo, regulação, e impactos emocionais e cognitivos. Iniciativas como o MindGuard e frameworks como o TINKER e o 3-Sigma foram mencionados como exemplos de práticas de referência.
A apresentação reforçou a necessidade de políticas baseadas em evidências e de uma abordagem sistémica, sistemática e sustentável para integrar bem-estar e tecnologia no dia a dia das escolas.
A conferência contou igualmente com dois momentos designados “O bem-estar começa contigo”, dinamizados pela Embaixada Ana Cristina Ribeiro:
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Momento 1 – Movimento e interação, promoveu atividades dinâmicas e interativas que provaram o impacto positivo do movimento no bem-estar digital dos participantes;
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Momento 2 – Estratégias para o bem-estar digital, focado em práticas sustentáveis para manter o equilíbrio com a tecnologia no dia a dia escolar.
Seguiu-se a sessão “Bem-estar digital na escola: 20 anos de eTwinning”, apresentada por Rute Baptista, do Serviço Central de Apoio (CSS), que recolocou no centro o percurso feito pela comunidade eTwinning em Portugal e os ganhos alcançados em termos de literacia digital e cidadania.
Na sessão “Da ideia ao impacto: Partilha de projetos eTwinning”, vários professores apresentaram projetos inspiradores, evidenciando o impacto do eTwinning nas aprendizagens dos alunos e na transformação das práticas pedagógicas. As experiências partilhadas demonstraram como a colaboração europeia, aliada ao uso criativo das tecnologias, tem contribuído para o desenvolvimento de competências digitais, comunicativas e interculturais, promovendo uma escola mais aberta, inclusiva e inovadora.
Lúcia Santos, AE de Eixo apresentou o projeto “Call to Care”.
Desenvolvido com alunos do 2.º ciclo, o projeto “Call to Care” baseou-se em oficinas colaborativas onde os estudantes exploraram o conceito de bem-estar comunitário através de atividades digitais e artísticas.
Este projeto evidenciou como o eTwinning aborda o bem-estar digital, combinando o uso de tecnologia com uma reflexão profunda sobre relações interpessoais e saúde emocional em contexto escolar.
Ana Duarte, AE do Fundão apresentou “El Arte de la Ciencia: Aprender com Bem-Estar” - ambos exemplificando como o eTwinning integra a criatividade e a atenção ao bem-estar dos alunos.
Com turmas do ensino secundário, o projeto “El Arte de la Ciencia” integrou ciências e artes para promover o bem-estar e o pensamento crítico dos alunos.
Com esta abordagem, o projeto destacou-se por promover o bem-estar individual e coletivo, evidenciando que a fusão entre arte e ciência pode criar espaços de aprendizagem mais inclusivos, criativos e emocionalmente saudáveis.
O evento encerrou pelas 18h00 com as palavras de Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, que agradeceu a presença de todos os participantes e enfatizou a importância de promover um bem-estar digital sustentável, aliado a uma cidadania europeia ativa, consciente e solidária.
A conferência teve certificação como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, valorizando a progressão na carreira de educadores e docentes dos ensinos básico, secundário e educação especial.
Este encontro reafirmou a aposta do eTwinning em novas formas de aprender, centradas na cidadania digital e no bem-estar - dois pilares fundamentais para uma educação que valoriza o equilíbrio emocional, social e tecnológico.
Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais