Praia da Vitória - Terceira - Açores

A Organização Nacional de Apoio eTwinning, em colaboração com a Entidade Formadora da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, promoveu mais um Curso de formação “O eTwinning vai à Escola”, desta vez na bonita cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores.

O curso iniciou-se com a sessão presencial, no dia 8 de novembro, na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória, seguindo-se quatro sessões online que decorreram nos dias 12, 19, 26 de novembro e 3 de dezembro.

Na sessão de abertura, Laura Silva Maria, Coordenadora Nacional eTwinning, em representação da Direção-Geral da Educação (DGE)|Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e Helena Ávila, presidente do Conselho Executivo da escola anfitriã, deram as boas-vindas aos participantes desta iniciativa.

Na sequência, ocorreu a sessão plenária conduzida por Laura Silva Maria e Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning. Durante a sessão, foi realizado o enquadramento do projeto eTwinning na educação, destacando a sua importância para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas disciplinares e níveis de escolaridade.

Durante a manhã, a mesa-redonda dedicada às Partilhas de Práticas eTwinning, moderada pela embaixadora dos da Região Autónoma dos Açores, Dora Pereira, trouxe diversas apresentações inspiradoras. A professora Margarida Paim abriu as partilhas com o projeto Growing with Colours, seguida pela professora Susana Martins, que apresentou o projeto Little Citizens. Em seguida, os professores Ana Figueiredo, Paula Cabral e Paulo Valadão apresentaram o projeto Os Lusíadas, encerrando com a mentora eTwinning Sandra Leite, que nos trouxe o projeto Cinema – Desafio Criativo das STEM.

No período da tarde, teve lugar uma nova mesa-redonda, desta vez dedicada aos projetos regionais. A sessão iniciou-se com a apresentação dos Manuais Digitais, pelo professor Paulo Valadão, seguida pela apresentação da plataforma REDA, conduzida pelas professoras Andreia Sosinho e Paula Cabral. Para encerrar, a equipa do projeto Pensamento Computacional, coordenada pelas professoras Conceição Matos, Lúcia Azevedo e Sandra Rodrigues, partilhou uma amostra do excelente trabalho desenvolvido nas escolas da região.

Marisa Lucas, da Direção-Geral da Educação (DGE)|ERTE, conduziu a sessão plenária sobre Cidadania Digital, destacando a relevância da cidadania, com especial enfoque na cidadania digital, no contexto educativo atual.

A embaixadora, Dora Pereira, apresentou a Academia Júnior eTwinning (AJE), uma iniciativa que promove atividades destinadas às Escolas eTwinning, incentivando a participação de professores e dando voz aos alunos.

A sessão presencial foi encerrada por Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, que agradeceu a todos os participantes pelo seu empenho e entusiasmo ao longo da iniciativa.

Nas sessões online do curso de formação foram abordados temas como: Descobrir a ESEP/Explorar o eTwinning; Planificar de Projetos eTwinning; Dinamizar o TwinSpace e Utilizar Ferramentas Digitais: edição de vídeo - Capcut, Criação de designs - Canva e de Inteligência Artificial - ChatGPT.  

O curso contou com a participação ativa de mais de vinte formandos provenientes de toda a ilha, que demonstraram grande entusiasmo em desenvolver projetos eTwinning no futuro. Alguns desses projetos foram planificados e estruturados ao longo do próprio curso, refletindo o compromisso dos participantes com a inovação educativa.

Agradecemos a todos pelo interesse e entusiasmo demonstrados ao longo desta jornada. Desejamos os maiores sucessos nas futuras parcerias e reforçamos que estaremos sempre disponíveis, seja a um clique ou a uma chamada de distância.