Barreiro

No passado dia 15 de março teve início, no Barreiro, mais uma edição do curso de formação eTwinning Road.  A sessão presencial teve lugar na Escola Secundária de Santo André, no Barreiro e foi organizada em parceria pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE) e pelo Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita.

A sessão de abertura contou com a presença de Carla Barros, chefe de equipa da ERTE/DGE, Paulo Martins, representante do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, e Dulce Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de Santo André.  

A sessão plenária, subordinada ao tema "O que é o eTwinning | ESEP?", foi conduzida por Laura Silva Maria, da ONA eTwinning. Durante a sua intervenção, foi feito o enquadramento do projeto eTwinning e apresentada a European School Education Platform (ESEP), destacando-se as suas potencialidades para a promoção da colaboração e da partilha de boas práticas entre escolas europeias, alinhadas com as políticas educativas nacionais.  

Seguiu-se o painel Partilha de Práticas eTwinning, moderado por Carla Louro, Embaixadora eTwinning para a Região do Alentejo, e Goreti Alves, Embaixadora eTwinning para a Região de Lisboa e Vale do Tejo. Neste painel foram apresentados projetos inspiradores desenvolvidos em diferentes níveis de ensino e escolas da região, evidenciando o impacto positivo do eTwinning na aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de competências e na inovação pedagógica, nomeadamente:

  • Fun Insect House, por Fátima Cabral (AE Monte da Lua);
  • A Minha Jornada no eTwinning: Conquistas e Prémios Nacionais, por Cristina Costa (AE Augusto Cabrita);
  • All Aboard on Sustainability Boat, por Helena Pires (AE Álvaro Velho) e Maria do Céu Robalo (AE Augusto Cabrita).

Durante o período da tarde, os trabalhos continuaram com o painel Aprendizagens que Inspiram, onde foram partilhadas as seguintes iniciativas pedagógicas e tecnológicas:

  • A Robótica nos Projetos Europeus, por Fábio Varanda e Margarida Batista (AE Santo André);
  • Exploração dos LED no Agrupamento de Escolas de Santo António, por Sónia Barbosa e Sofia Delgadinho (AE Santo António);
  • Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo: Ilha Periscópio, por Ana Silvestre (ERTE/DGE).

Ainda durante o período da tarde, o painel Cidadania Digital contou com a apresentação Cidadania Digital e os Líderes Digitais: Um caminho possível, por João Grácio (CCTIC de Setúbal). Nesta sessão, os líderes digitais do AE de Santo André partilharam a sua experiência e o impacto da sua participação nesta iniciativa.

Seguiu-se a apresentação da Academia Júnior eTwinning (AJE), pelas embaixadoras eTwinning Carla Louro e Goreti Alves, que destacaram o papel da iniciativa na concretização de um dos pilares fundamentais da missão da Escola eTwinning: formar alunos como agentes de mudança.

A sessão presencial foi encerrada por Laura Silva Maria, coordenadora da ONA eTwinning, que sublinhou a riqueza e diversidade das partilhas ao longo do dia, reforçando a importância do eTwinning no desenvolvimento de competências digitais, colaborativas e de cidadania.

Após o sucesso desta sessão inicial, as expectativas para as próximas sessões online são elevadas, refletindo o compromisso contínuo com a inspiração dos docentes e a promoção do uso seguro, responsável e pedagógico da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.