Alcobaça

No passado dia 15 de março, Alcobaça foi o ponto de partida para mais uma edição do curso de formação “eTwinning vai à Escola”, numa sessão presencial marcada pela partilha de experiências, inspiração e inovação pedagógica.

O evento decorreu no Agrupamento de Escolas de Cister e juntou professores, formadores e responsáveis institucionais num momento enriquecedor sobre colaboração digital e práticas educativas transformadoras. A iniciativa foi promovida pela Organização Nacional de Apoio eTwinning (ONA), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Este curso tem como principal objetivo capacitar os docentes para a integração de projetos internacionais nas suas práticas letivas, promovendo o uso criativo da tecnologia e o desenvolvimento de competências digitais e colaborativas, em linha com os desafios da educação do século XXI.  

A abertura da sessão contou com as intervenções de Virgínia Esteves (DGE | ONA eTwinning), José Bastos (Agrupamento de Escolas de Cister) e Patrícia Breites (Centro de Formação de Alcobaça e Nazaré), que reforçaram a importância da internacionalização do ensino e do papel ativo dos professores na construção de uma escola mais digital, inclusiva e europeia.

Na sessão plenária, Virgínia Esteves apresentou o tema “O que é o eTwinning | ESEP?”, contextualizando o projeto no âmbito da European School Education Platform e destacando as suas potencialidades para criar redes de cooperação entre escolas, alinhadas com as políticas educativas nacionais.

Boas práticas que inspiram

Seguiu-se um painel de partilha de experiências sob o mote “Partilha de Práticas eTwinning”, moderado pelas embaixadoras eTwinning Susana Rodrigues (Lisboa e Vale do Tejo) e Sandra Pinto (Norte), onde foram apresentados vários projetos de sucesso:

  • "A Debatir en Español", por Teresa Salgueiro (AE Cister)
  • "Desire for Peace", por Patrícia Breites (AE Nazaré)
  • "Exploring AI in the Classroom", por Samuel Branco (EC Benedita)
  • "Our Secure Digital Tracks", por Teresa Moita (AE Ginestal Machado) – distinguido com Menção Honrosa nos Prémios eTwinning 2024

Durante a tarde, o painel “Aprendizagens que Inspiram” trouxe novas perspetivas sobre a integração da tecnologia no ensino:

  • "Explorar, Conectar, Aprender: O poder da Realidade Virtual na Educação", por Filomena Miguel (AE Porto de Mós)
  • "Líderes Digitais - Sem_Medo_AEcister", por Teresa Bagagem (AE Cister), acompanhada pelos próprios alunos líderes digitais
  • "Laboratórios de Educação Digital: Cenário de Aprendizagem", por Conceição Besteiro e Margarida Grazina (AE Cister).

Cidadania digital e futuro da educação

No painel dedicado à Cidadania Digital, Joaquim Trovão (DGE | ERTE) apresentou a comunicação “Mobilizar para a mudança de Ambientes Educativos”, lançando o desafio às escolas para repensarem os seus contextos de aprendizagem com base numa cidadania digital ativa.

As embaixadoras Susana Rodrigues e Sandra Pinto apresentaram ainda a Academia Júnior eTwinning, um espaço onde os alunos se tornam verdadeiros agentes de mudança no universo digital.

Um dia de partilha e motivação

O encerramento ficou a cargo de Virgínia Esteves, que sublinhou a diversidade e riqueza das experiências partilhadas ao longo do dia, destacando o impacto do eTwinning no desenvolvimento de competências digitais, colaborativas e interculturais.

Esta sessão presencial deixa o mote para as próximas sessões online do curso, reforçando o compromisso com uma educação cada vez mais inovadora e centrada nos alunos