Santarém

No dia 13 de abril teve início o curso de formação O eTwinning vai à Escola - Santarém, com a sessão presencial que decorreu na Escola Superior de Educação de Santarém.

Na sessão de abertura estiveram presentes a Virgínia Esteves, Direção Geral de Educação ERTE|Organização Nacional de Apoio eTwinning, a Cristina Novo, em representação da Escola Superior de Educação de Santarém e o José Avelino, Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo.

A sessão plenária, O que é o eTwinning|ESEP?, ficou a cargo de Virgínia Esteves, Organização Nacional de Apoio eTwinning, fazendo o enquadramento do projeto e a introdução da plataforma European School Education Platform, a qual aloja o eTwinning.  

O painel de Partilha de Práticas eTwinning foi moderado pelas embaixadoras Susana Rodrigues, embaixadora eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo e Elsa Ramos, embaixadora eTwinning para a região Centro. Foram apresentados os seguintes projetos:

eTwinning Geocaching - Cristina Silva, AE Dr. Ginestal Machado, Santarém;

Play, Read, Eat, Create, Be grateful, Repeat - Risoleta Montez, AE Alexandre Herculano, Santarém;  

Juntos vamos más allá - Isabel Costa, AE de José Relvas - Alpiarça;  

Cultural Exchange - Sofia Pereira, AE Sá da Bandeira - Santarém.

No período da tarde, os trabalhos iniciaram-se com o painel Aprendizagens que Inspiram, moderado por Teresa Moita, Embaixadora Digital e Alexandra Forte, Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular, do Centro de Formação da Lezíria do Tejo.

Foram partilhados os seguintes projetos:

Cidadania Digital - Salomé Heitor, Agrupamento de Escolas de Almeirim;

Projeto Milage Aprender+ - Sandra Carvalho, Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Santarém;

Projeto-Piloto Manuais Digitais - Virgínia Esteves e Susana Rodrigues, Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça;

Programa Escolas Bilingues - Teolinda Braga, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém;

Programação e Robótica - Alexandre Moita, Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Alcanede;  

Jornal Digital: "Fazend'As Notícias" - Jessa Oliveira e Nelson Mineiro, Agrupamento de Escolas Salgueiro Maia, Fazendas de Almeirim;

APPS for Good - Clara Ferreira | Rádio e TV - Gonçalo Henriques, Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Santarém.

O painel Cidadania Digital foi moderado pelo Diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, José Avelino, contando com a participação de Cristina Novo, CCTIC Santarém e Lígia Azevedo, Segura Net, ERTE/DGE. Estiveram ainda presentes no painel os Líderes Digitais Juniores do Agrupamento de Escola de José Relvas - Alpiarça, Pedro Lopes, Pedro Machacaz e Sebastião Esteves. Enfatizou-se a importância da literacia digital e da segurança em ambientes online para os alunos, partilhando-se orientações para a sua proteção e bem-estar.  

Esta iniciativa teve como objetivo promover a partilha de práticas eTwinning e inspirar os presentes com partilhas para promover a aprendizagem significativa dos alunos. O eTwinning é reconhecido como um valioso instrumento para enriquecer o processo educativo, fomentando a colaboração entre alunos e professores de diferentes países da comunidade. O curso de formação pretende explorar formas de integrar as tecnologias digitais de maneira responsável e criativa, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do mundo digital.

Durante a sessão presencial em Santarém, os professores de diversas áreas puderam trocar experiências, discutir estratégias e explorar os recursos disponíveis para enriquecer o currículo, com recurso ao eTwinning.  Através de comunicações inspiradoras, os participantes conheceram atividades educativas motivadoras e inovadores. Pretende-se que os participantes desenvolvam, ao longo do curso de formação, competências para promoverem uma cultura de cidadania digital segura nas suas escolas e comunidades.

Com o sucesso da primeira sessão, as expectativas ficaram elevadas para as etapas seguintes do curso de formação "O eTwinning vai à Escola". A iniciativa promete continuar a inspirar os professores, fortalecendo o papel da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.