Águeda

No dia 11 de maio teve início o curso de formação "eTwinning vai à Escola - Águeda", com uma sessão presencial realizada na Escola Secundária Marques Castilho.

Na sessão de abertura, estiveram presentes Laura Maria, da Organização Nacional de Apoio eTwinning/ERTE/DGE; Lara Macedo, Diretora do Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela, Catarina Rodrigues, Diretora do Centro de Formação Intermunicipal Estarreja, Murtosa e Ovar e Francisco Vitorino, Diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.

Laura Maria conduziu a sessão plenária intitulada "O que é o eTwinning | ESEP?", na qual fez o enquadramento do projeto e introduziu a plataforma European School Education Platform (ESEP), que aloja o eTwinning.

O painel "Partilha de Práticas eTwinning" foi moderado pelas Embaixadoras eTwinning para a Região Centro, Elsa Ramos e Maria Silva. Os projetos apresentados foram:

Keep You in the Loop – Eunice São José, AE Anadia;

Short Moral Stories – Vera Cruz, AE Ovar Sul;

Differences Bring Us Together – Luisa Pires, AE Águeda Sul;

Edison, Come and Play with Us – Lúcia Santos, AE Valongo do Vouga.

À tarde, os trabalhos começaram com o painel "Cidadania Digital", que contou com a participação de Maria José Loureiro e Susana Senos do CCTIC da Universidade de Aveiro, com a comunicação intitulada “Cidadania Digital em ação: Academia Digital para Pais e Líderes Digitais”. A conversa salientou a importância da literacia digital e da segurança online, tanto para alunos como para professores, partilhando orientações para a sua proteção e bem-estar.

Ainda na parte da tarde, no painel "Aprendizagens que Inspiram", moderado pelas Embaixadoras eTwinning, foram partilhados os seguintes projetos:

A Robótica Educativa no 1º ciclo - Elvira Sá, AE Esmoriz-Ovar Norte;

O Papel do Mentor numa Escola eTwinning - Maria Isabel Trindade, AE Anadia.

Esta iniciativa pretende incentivar a partilha de práticas com o eTwinning e motivar os participantes com exemplos de aprendizagens significativas, através da utilização criativa e responsável das tecnologias digitais. Na sessão presencial em Águeda, os professores tiveram a oportunidade de trocar experiências e estratégias, partilhando recursos e cenários que enriquecem o currículo.  

Para finalizar, foi apresentada a Academia Júnior eTwinning,  sessão plenária levada a cabo pelas Embaixadoras eTwinning para a Região Centro.

Esta sessão presencial pautou-se pelo entusiasmo e expetativa para as sessões online que se seguirão e que contribuirão para inspirar professores a fazer alunos mais felizes na maior comunidade de escolas da Europa.