A Organização Nacional de Apoio eTwinning, em colaboração com o Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, promoveu mais um Curso de formação “O eTwinning vai à Escola”, desta vez na bonita cidade alentejana de Évora.
Como vem sendo habitual, o curso iniciou-se com a sessão presencial, no dia 13 de abril, no Agrupamento de Escolas Severim de Faria, tendo participado professores de todo o distrito.
Na sessão de abertura contámos com a presença da Coordenadora Nacional eTwinning, Laura Silva Maria, em representação da Direção Geral de Educação|ERTE Organização Nacional de Apoio eTwinning; da Diretora do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, Maria José Silvestre e do Sub-Diretor do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, Joaquim Serra.
Seguiu-se uma sessão plenária dinamizada por Laura Silva Maria, onde foi feito o enquadramento do eTwinning na educação, salientando-se a importância dos projetos eTwinning na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, em todas as áreas disciplinares e em todos os níveis de escolaridade.
Ainda durante o período da manhã, foram feitas Partilhas de Práticas eTwinning. Iniciou as partilhas a professora Carla Aleixo, do Agrupamento de Escolas da Vidigueira, que apresentou o eTwinning como um ecossistema europeu, referindo alguns dos projetos desenvolvidos e o trabalho do Clube Europeu que dinamiza. Seguiram-se as educadoras Paula Silva e Sandra Louro, do Agrupamento de Escolas de Marvão, que nos apresentaram vários projetos desenvolvidos com alunos da educação pré-escolar.
A manhã foi encerrada pela embaixadora eTwinning para a região do Alentejo, Carla Louro, do Agrupamento de Escolas do Bonfim, que nos apresentou projetos desenvolvidos com alunos com necessidades educativas específicas.
De tarde, no Painel Aprendizagens que Inspiram, pudemos contar com a presença de Marta Pereira e Susana Mendonça, que nos apresentaram o Projeto MindTrain (https://mindtrain.com.pt/). O projeto que já abarca os distritos de Évora e Beja, foi implementado em 15 escolas e chegou a cerca de 950 alunos. A realidade aumentada na sua aplicabilidade ao contexto educativo foi referenciada, tendo sido proposta aos formandos uma atividade prática nesta temática.
Seguiu-se a apresentação de Alexandra Correia, da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, que nos apresentou o Centro de Informação Europeia Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, um dos 15 novos Centros distribuídos pelo país (https://europedirect.adral.pt/).
O embaixador eTwinning para a região do Algarve, Paulo Ribeiro, inspirou-nos com a apresentação Inteligência Artificial - Transformando desafios em oportunidades. Uma das atividades propostas, utilizando Legos, agitou a plateia, levando a um momento de reflexão sobre possibilidades e desafios da IA. Foram ainda apresentadas algumas ferramentas IA, que os professores poderão utilizar nas suas práticas em sala de aula.
Contámos ainda com a presença virtual, do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Luís Gonçalves, que nos falou sobre a importância da cidadania e da cidadania digital.
Antes de sessão de encerramento, feita pela Coordenadora da Organização Nacional de Apoio, Laura Silva Maria, foi apresentada pela embaixadora eTwinning, Carla Louro, a Academia Júnior eTwinning (AJE), que desenvolve atividades para as escolas com Selo de Escola eTwinning, atividades que visam a participação de professores e dar voz aos alunos.
As restantes sessões do curso de formação foram realizadas ao longo do mês de abril e maio, em formato online e abordaram temas como: descobrir a ESEP/explorar o eTwinning, planificar de projetos eTwinning, dinamizar o TwinSpace e utilizar as ferramentas digitais Padlet e Book Creator.
O curso contou com a participação ativa de cerca de 30 formandos, que concluíram a formação e se mostraram entusiasmados em desenvolver projetos eTwinning no futuro.