
Nos dias 14 e 21 de janeiro, realizaram-se, online, as duas sessões da Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) Explorar o eTwinning – Metodologia de Projeto na Prática Educativa.
A AFCD eTwinning contou com a participação de 54 formandos, de diversas escolas, interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a plataforma de colaboração europeia, European School Education Platform (ESEP) onde se encontra alojado o projeto eTwinning. Com o total de 3 horas de formação, divididas em duas sessões de 1h30, a iniciativa proporcionou uma visão abrangente sobre o eTwinning e das suas potencialidades pedagógicas.
Na primeira sessão, dinamizada pelas embaixadoras eTwinning Ana Ribeiro, Celina Lajoso e Sandra Pinto, foram abordados temas fundamentais como o enquadramento do projeto eTwinning, a apresentação da plataforma ESEP e a Organização Nacional de Apoio eTwinning PT. Os formandos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do eTwinning, compreender as vantagens e dar os primeiros passos na plataforma de forma a se tornarem ativos na comunidade.
A segunda sessão, conduzida pelos embaixadores eTwinning Goreti Alves, Paulo Ribeiro e Susana Rodrigues, centrou-se no reconhecimento eTwinning e na utilização de ferramentas digitais, apresentando truques e dicas essenciais para otimizar o trabalho na plataforma. Esta abordagem prática permitiu aos participantes explorar estratégias eficazes para dinamizar os seus projetos e melhorar a colaboração entre escolas europeias.
Ao longo da formação, os formandos demonstraram grande entusiasmo e interesse, interagindo ativamente, partilhando experiências e esclarecendo dúvidas. Muitos aproveitaram a oportunidade para se registar na plataforma, iniciando, assim, o seu percurso no eTwinning.
O ambiente foi de partilha e colaboração, reforçando o espírito da comunidade eTwinning e incentivando os docentes a explorarem novas possibilidades de ensino e aprendizagem.
Esta AFCD revelou-se um momento enriquecedor, não só pelo conhecimento transmitido, mas também pelo incentivo ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento de projetos inovadores. O eTwinning continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial para a internacionalização das escolas e para a promoção de práticas educativas de referência.
Com a crescente adesão e interesse demonstrado, espera-se que esta formação tenha sido o ponto de partida para muitos e novos projetos na maior comunidade de professores da Europa.
