
A 2.ª sessão da iniciativa Partilhas à Quarta, 29 de janeiro, foi dedicada à partilha de experiências sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto eTwinning, nomeadamente, projeto distinguidos com Prémio Nacional eTwinning 2024.
A sessão contou com os testemunhos de docentes e alunos, cujos projetos foram premiados a nível nacional, nas categorias de 2.º Ciclo e Ensino Profissional.
Cada um dos projetos apresentou um pequeno vídeo elucidativo do trabalho desenvolvido, destacando as metodologias inovadoras, o impacto na aprendizagem dos alunos e a relevância da colaboração internacional proporcionada pelo eTwinning. Os oradores partilharam a metodologia de trabalho de projeto desenvolvida e algumas das atividades realizadas, evidenciando o envolvimento ativo dos alunos, o desenvolvimento de competências digitais e o estímulo à criatividade. O entusiasmo e a dedicação transmitidos pelos intervenientes tornaram o momento inspirador e contagiante para todos os presentes.
Após os momentos de partilha, os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de troca de experiências e reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras. O debate realçou a importância da aprendizagem colaborativa, da interdisciplinaridade e do desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, incentivando os docentes a explorar novas abordagens no ensino.
Para mais informações, consulte a página da iniciativa Partilhas à Quarta.