Reunião anual das Organizações Nacionais de Apoio eTwinning

ONA

Decorreu, entre os dias 4 e 5 de fevereiro do ano corrente, a reunião anual das Organizações Nacionais de Apoio eTwinning, em Bruxelas, durante a qual se reúnem representantes da Comissão Europeia, os Serviços Centrais de Apoio eTwinning e as Organizações Nacionais de Apoio dos 46 países que integram a maior comunidade de Escolas europeias.   

Portugal fez-se representar neste evento internacional pela chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas | Direção-Geral da Educação, Carla Barros Lourenço e pela coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, Laura Silva Maria.  

Foram dois dias de reflexão conjunta, ao longo dos quais os participantes analisaram os resultados de diversos relatórios e debateram sobre as tendências e desafios enfrentados nos respetivos países. A plataforma European School Education Platform (ESEP) foi um dos pontos fulcrais em análise, tendo a Comissão Europeia apresentado uma visão estratégica de desenvolvimento da plataforma no futuro.  

No ano em que o projeto eTwinning regista 20 anos de existência, a vasta equipa internacional que o integra aproveitou este encontro anual para assinalar o momento com uma pequena comemoração, salientando a importância do eTwinning no contexto educativo europeu.  

Nas palavras do coordenador dos Serviços Centrais de Apoio, Santi Scimeca, o projeto eTwinning constitui uma enorme oportunidade para permitir aos alunos a troca de experiências enriquecedoras com colegas europeus, promovendo, assim, aprendizagens significativas e promotoras do sucesso escolar.  

 

Em suma, o eTwinning está de parabéns pelos seus 20 anos e estes dois dias de trabalho colaborativo em prol da educação, a nível europeu, foram, mais uma vez, muito gratificantes para todos os envolvidos. 

 

img1   etw2

 

etw3   etw4



Mais novidades

boas ferias

Boas Férias, eTwinners!

À medida que encerramos mais um ano letivo, a Equipa eTwinning PT deseja agradecer a todos os professores, educadores, alunos e escolas que fizeram parte ativa da nossa comunidade ao longo de 2024/2025.  Foi um ano repleto de projetos criativos, colaboração europeia e partilhas inspiradoras. A vossa dedicação ao ensino, à cidadania digital e ao trabalho colaborativo continua a dar vida ao… (Ler mais)
Aje

Vencedores da Academia Júnior eTwinning (AJE) 2024/2025

A edição 2024/2025 da Academia Júnior eTwinning (AJE) revelou, mais uma vez, a criatividade, empenho e espírito de colaboração das escolas portuguesas.  Foram muitos os desafios superados com sucesso, desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário.  Com grande orgulho, anunciamos os vencedores desta edição, organizados por nível e subcategoria:  🟡 AJE INICIAL  👶 Desafio 01 … (Ler mais)
Reunião de mentores junho

Balanço 2024/2025

No dia 18 de junho de 2025, realizou-se mais uma Reunião de Mentores eTwinning, num encontro online que juntou dezenas de educadores dedicados ao desenvolvimento da comunidade educativa digital. O evento, conduzido pela equipa eTwinning PT, serviu de momento de balanço, partilha de conquistas e inspiração para os desafios do futuro.  A sessão teve início com as boas-vindas de Laura Silva Maria,… (Ler mais)
Conf. eTw

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais  A conferência “Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning — a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais” teve lugar no dia 28 de maio de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa foi promovida pelo projeto eTwinning, integrado na Equipa de Recursos e… (Ler mais)
Sif

Lisboa recebe o School Innovation Forum 2025

Lisboa recebe o School Innovation Forum 2025 sobre bem-estar digital na educação    Decorreu em Lisboa, nos dias 27 e 28 de maio, o School Innovation Forum 25 (#SchoolI25), subordinado ao tema “Bem-estar Digital: Navegar na Tecnologia nas Escolas”. O evento reuniu especialistas e educadores de diversos países europeus para debater o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o bem-… (Ler mais)