Kits de Projetos premiados de 2023
"Little Citizens", dinamizado pela colega Susana Martins da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond da Ilha Terceira destacou-se pela sua abordagem inovadora às temáticas dos problemas sociais e ambientais, direitos da criança, igualdade de género e paz. Este kit incentiva os pequenos participantes a explorar o uso de ferramentas digitais, criação de conteúdos e colaboração online, envolvendo crianças dos 3 aos 6 anos. Os resultados são inspiradores!
"Mathematics for Everyone", desenvolvido pelas colegas Alexandra Afonso e Maria do Rosário Baptista da Escola Básica do 1º Ciclo de Sarzedas pertencente ao Agrupamento de Escolas de Afonso de Paiva, focou-se na aprendizagem da matemática de forma divertida e com o uso de ferramentas digitais. O seu sucesso foi evidente através das colaborações entre os participantes e os resultados criativos que emergiram desse esforço coletivo. Este projeto comemorou o dia internacional da matemática de forma muito criativa, envolvendo alunos dos 6 aos 12 anos.
"I am a Child with my Rights", criado pela colega Sónia Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, trouxe uma nova perspetiva à temática dos direitos humanos, conseguindo envolver vários agentes da comunidade educativa. Os alunos do 4ºano não só conseguiram abordar esta temática como também desenvolveram a capacidade de trabalharem em colaboração.
"Mystery Land", desenvolvido pela professora Vanda Nunes do Agrupamento de Escolas de Silves, EB Dr Garcia Domingues , e implementado com alunos do 2.º ciclo, foca-se no desenvolvimento de competências da Língua Inglesa de uma forma lúdica e dinâmica através de “breakouts” digitais. Os alunos foram desafiados a criar uma narrativa e a resolver mistérios através da gamificação. Este kit destacou-se pela sua capacidade de envolver os alunos e incentivar a colaboração.
"Un Voyage Musical en Europe", criado pela professora Beatriz Moreira, do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, permitiu que os alunos de 3.º ciclo, através da música, desenvolvessem competências comunicativas e interculturais em Língua Francesa. O projeto não só incentivou a criatividade dos alunos, como também explorou o património musical europeu, proporcionando uma aprendizagem rica em experiências culturais.
"Tree remember me", desenvolvido pela professora Sara Gonçalves Silva do Agrupamento de Escolas Santos Simões pretende relembrar o Holocausto por meio de diversas atividades, como a comemoração do dia 27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta data foi escolhida em homenagem à libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, em 1945, e visa lembrar as vítimas do Holocausto e educar as gerações sobre as consequências do ódio, da discriminação e da intolerância, visitas a museus, o reconhecimento de personalidades e vítimas do Holocausto, e o plantio de árvores nas escolas. Essas ações permitem que os alunos ampliem os seus conhecimentos sobre o tema e desenvolvam a literacia digital. Para a elaboração do projeto que inspirou o kit, contou-se com a colaboração do Museu do Holocausto, que forneceu testemunhos de vítimas judaicas e bibliografia relevante.
"LEGENDS & MYTHS: tourism itineraries between culture and enogastronomy", criado pela professora Cláudia Seabra Santos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, este projeto foi desenvolvido no âmbito do projeto integrador das turmas do 2.º ano de Técnico(a) de Cozinha e Pastelaria e Restaurante Bar, intitulado “Direitos Humanos”. Este kit pretende promover o conhecimento da história local, lendas e mitos, cidades e lugares, ambientes naturais; a (re)descoberta e o uso dos recursos naturais e a (re)descoberta de produtos alimentares e vitivinícolas típicos de cada região utilizados nos períodos que remontam as lendas e mitos, e compará-los com os produtos alimentares e vitivinícolas mais utilizados atualmente.
"France and Portugal, Together for the Environment", desenvolvido pela Professora Cristina Jesus, este projeto resultou de uma colaboração entre alunos de uma escola francesa e do Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, Portugal.
O projeto teve como foco principal a sustentabilidade e o ambiente, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, 14 e 15. Este kit promoveu uma verdadeira experiência intercultural, dinamizada através da plataforma eTwinning, culminando numa mobilidade Erasmus+ dos alunos portugueses a França. Os estudantes trabalharam em conjunto para desenvolver competências em áreas como a comunicação em inglês, a sustentabilidade ambiental, o uso de competências digitais e a interculturalidade.
O projeto foi ainda integrado no programa Eco-Escolas, promovendo a internacionalização do Agrupamento de Escolas Rio Arade e proporcionando uma experiência educativa única para alunos de 14 anos.
"Save the Sea", desenvolvido por professores do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (Ana Cristina Luísa, Ana Oliveira e Maria Itália Temudo) e do Agrupamento de Escolas de Palmela (Cristina Antão). Este projeto tem como principal objetivo incentivar os alunos a serem cidadãos proativos na proteção do ambiente, promovendo uma educação ambiental abrangente.
A abordagem do projeto é interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, com idades entre os 8 e os 14 anos. Entre os temas abordados estão a gestão de resíduos, o desenvolvimento de competências de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o projeto valoriza a participação ativa, cooperação e trabalho em equipa, utilizando tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem inovador e motivador.
Kits de Projetos ESEP
Os Kits de Projetos ESEP foram concebidos para apoiar professores e formadores no desenvolvimento de projetos educativos inovadores e alinhados com as melhores práticas europeias. Inspirados em iniciativas de sucesso na Europa, estes kits oferecem recursos estruturados que facilitam a implementação de metodologias ativas, promovem o pensamento crítico e incentivam a aprendizagem colaborativa entre os alunos.
Para explorar exemplos de projetos europeus e obter mais inspiração, consulte o Link para Kits Europeus, onde poderá encontrar uma vasta gama de recursos e ideias aplicáveis no contexto educativo português.