O Workshop O eTwinning na Formação Inicial de Professores, realizou-se no dia 4 de junho, no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional, com o tema, Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as, na Escola Superior de Educação de Santarém. A sessão foi conduzida por Virgínia Esteves, representante da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, contando com a participação da professora Cristina Novo, docente dos cursos de Formação Inicial de Professores.
O workshop teve como público-alvo os estudantes da Formação Inicial de Professores, ou seja, futuros professores e professoras. O principal objetivo foi apresentar e enquadrar o projeto eTwinning, destacando as oportunidades que oferece no contexto da Formação Inicial de Professores.
No decorrer do workshop foram abordados diferentes assuntos, nomeadamente, a contextualização do Projeto eTwinning, explicando o que é o eTwinning e sua relevância no contexto educativo europeu; os benefícios de se juntar ao eTwinning, elencando as diversas oportunidades que o projeto oferece para a formação inicial de professores, incluindo desenvolvimento profissional, colaboração internacional e inovação pedagógica e, por último, salientou-se de que forma o eTwinning é uma ferramenta eficaz para promover a diversidade e a inclusão nas práticas educativas.
Virgínia Esteves conduziu a sessão de forma interativa, incentivando a participação dos estudantes. Foram promovidas atividades práticas, mais especificamente, a criação do EU Login, o registo na plataforma ESEP|eTwinning e a atualização do perfil eTwnning.
O workshop destacou-se como uma oportunidade valiosa para os estudantes da Formação Inicial de Professores conhecerem e explorarem o eTwinning, percebendo como esta plataforma pode enriquecer a formação e prática profissional futura, promovendo uma educação mais inclusiva e diversificada.
Os presentes manifestaram vontade em continuar a formação eTwinning ITE (Initial Teacher Education) no próximo ano letivo, de forma a desenvolverem projetos eTwinning no seu processo de formação enquanto futuros professores.