Workshop: O eTwinning na Formação Inicial de Professores

ITE1

O Workshop O eTwinning na Formação Inicial de Professores, realizou-se no dia 4 de junho, no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional, com o tema, Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as, na Escola Superior de Educação de Santarém. A sessão foi conduzida por Virgínia Esteves, representante da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, contando com a participação da professora Cristina Novo, docente dos cursos de Formação Inicial de Professores.

O workshop teve como público-alvo os estudantes da Formação Inicial de Professores, ou seja, futuros professores e professoras. O principal objetivo foi apresentar e enquadrar o projeto eTwinning, destacando as oportunidades que oferece no contexto da Formação Inicial de Professores. 

No decorrer do workshop foram abordados diferentes assuntos, nomeadamente, a contextualização do Projeto eTwinning, explicando o que é o eTwinning e sua relevância no contexto educativo europeu; os benefícios de se juntar ao eTwinning, elencando as diversas oportunidades que o projeto oferece para a formação inicial de professores, incluindo desenvolvimento profissional, colaboração internacional e inovação pedagógica e, por último, salientou-se de que forma o eTwinning é uma ferramenta eficaz para promover a diversidade e a inclusão nas práticas educativas. 

Virgínia Esteves conduziu a sessão de forma interativa, incentivando a participação dos estudantes. Foram promovidas atividades práticas, mais especificamente, a criação do EU Login, o registo na plataforma ESEP|eTwinning e a atualização do perfil eTwnning. 

O workshop destacou-se como uma oportunidade valiosa para os estudantes da Formação Inicial de Professores conhecerem e explorarem o eTwinning, percebendo como esta plataforma pode enriquecer a formação e prática profissional futura, promovendo uma educação mais inclusiva e diversificada. 

Os presentes manifestaram vontade em continuar a formação eTwinning ITE (Initial Teacher Education) no próximo ano letivo, de forma a desenvolverem projetos eTwinning no seu processo de formação enquanto futuros professores. 

 

ite2   ite31

 

ite11

 



Mais novidades

imagem 4

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2024

Se participou num projeto eTwinning que reúne as condições necessárias para formalizar a candidatura a Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2024, poderá fazê-lo até dia 30 de junho de 2024, impreterivelmente.  As candidaturas rececionadas após esta data serão avaliadas no próximo período de avaliação SNQ.    A candidatura é individual. Se participou num projeto com vários professores portugueses,… (Ler mais)
AEJR

Explorar o eTwinning: Metodologia de Projeto na Prática Educativa

Nos dias 20 de maio e 3 de junho realizou-se, no Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça, a Ação de Curta Duração (ADC) Explorar o eTwinning: Metodologia de Projeto na Prática Educativa, dinamizada por Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT.  A ação surgiu da auscultação dos interesses dos docentes, manifestando a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o… (Ler mais)
selo

Selos Escola eTwinning 2024-2025

É com enorme entusiasmo e orgulho que anunciamos os vencedores dos Selos de Escola eTwinning 2024–2025. Este reconhecimento é atribuído às escolas que se destacaram pelo seu compromisso com a liderança partilhada, colaboração e trabalho em equipa, sendo verdadeiros modelos de inovação e inclusão no ensino. Estas instituições de ensino comprometem-se com os valores essenciais da missão eTwinning… (Ler mais)
reunião mentores maio

Reunião Mentores – maio 2024

A sétima reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning decorreu no dia 23 de maio, com enfoque na internacionalização das escolas.   Após as boas-vindas, Virgínia Esteves, Organização Nacional de Apoio eTwinning, partilhou as mais recentes notícias e eventos eTwinning. Destacou o Curso de Embaixadores eTwinning em Atenas, Grécia, com a participação de quatro… (Ler mais)
banner partilhas

Partilhas à Quarta | Internacionalização da Escola

Internacionalização da Escola: O papel do eTwinning No dia 22 de maio realizou-se a 6.ª e última sessão das "Partilhas à Quarta", para o ano letivo 2023-2024, dedicada à temática da Internacionalização da Escola.   A sessão contou com a participação da Dra. Cristina Gaboleiro, Diretora da Agência Nacional Erasmus+, que abordou o Programa Erasmus+, nomeadamente as redes… (Ler mais)