Reunião Mentores – maio 2024

reunião mentores maio

A sétima reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning decorreu no dia 23 de maio, com enfoque na internacionalização das escolas.  

Após as boas-vindas, Virgínia Esteves, Organização Nacional de Apoio eTwinning, partilhou as mais recentes notícias e eventos eTwinning.

Destacou o Curso de Embaixadores eTwinning em Atenas, Grécia, com a participação de quatro embaixadoras portuguesas; os Prémios Europeus eTwinning, que galardoaram 2 eTwinners portuguesas: Miguela Fernandes, do Agrupamento de Escolas da Batalha, 1.º classificado na categoria 16 – 19 anos​ com o projeto Code of mystery, ​ e Susana Martins, da EBI Francisco Ferreira Drummond, Angra do Heroísmo, Açores, 2.º classificado na categoria ≤ 6 anos​ com o Projeto Little citizens. Mencionou ainda a celebração do Dia do eTwinning, salientando a forte adesão dos eTwinners portugueses ao desafio lançado pela embaixada eTwinning PT; as formações eTwinning Road que se iniciaram, presencialmente, em Águeda e Vila do Conde, no passado dia 11 de maio; a divulgação das 26 novas escolas com Selo Escola eTwinning e a participação da Organização Nacional de Apoio na sessão de capacitação “Uma Educação para Todos” que decorreu no Vimeiro, nos dias 17 e 18 de maio. Por fim, Virgínia Esteves informou que a candidatura a Selos Nacionais de Qualidade decorre até 30 de junho.

Após uma breve contextualização da temática da reunião – Internacionalização das Escolas – foi dada voz aos professores que participaram no Seminário Multilateral​ “Schools in Disadvantaged Areas: turning challenges into opportunities with eTwinning​”, que decorreu em Turim, Itália. Os participantes partilharam a excelente experiência que vivenciaram in loco e apresentaram alguns dos projetos que fundaram e/ou em que participam como membros, tendo sido registados durante o evento.  

Em seguida, o embaixador eTwinning para a região do Algarve, Paulo Ribeiro, realçou as potencialidades do projeto eTwinning quando integrado em projetos Erasmus+.

 

Por fim, foram anunciados os vencedores dos desafios 2024 da Academia Júnior eTwinning (AJE):

AJE 1.º ano – Desafio 1: Criação de um logótipo – AE D. Sancho II, Alijó

AJE 1.º ano – Desafio 2: Criação de um cartaz – AE Escultor António Fernandes de Sá, Vila Nova de Gaia

AJE 2.º ano – Desafio iniciados: Recriação Histórica de Fotografias do 25 de Abril – AE Anselmo de Andrade, Almada

AJE 2.º ano – Desafio experts: Entrevista com Pessoas da Idade dos Alunos em 1974 – AE Santos Simões, Guimarães

Deu-se nota que o Desafio Final AJE, destinado a todas as Academias Júnior eTwinning, nomeadamente a criação de um vídeo de 60 a 90 segundos com o resumo/avaliação das atividades desenvolvidas, está aberto até dia 30 de maio, podendo o vídeo ser submetido aqui.

Virgínia Esteves encerrou a reunião expressando, em nome de toda a equipa, um agradecimento a todos os participantes e aos oradores pelas partilhas inspiradoras, que contribuíram para tornar a sessão tão significativa.  

A próxima, e última, Reunião de Mentores, do presente ano letivo, realizar-se-á no dia 20 de junho.



Mais novidades

imagem 4

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2024

Se participou num projeto eTwinning que reúne as condições necessárias para formalizar a candidatura a Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2024, poderá fazê-lo até dia 30 de junho de 2024, impreterivelmente.  As candidaturas rececionadas após esta data serão avaliadas no próximo período de avaliação SNQ.    A candidatura é individual. Se participou num projeto com vários professores portugueses,… (Ler mais)
ITE1

Workshop: O eTwinning na Formação Inicial de Professores

O Workshop O eTwinning na Formação Inicial de Professores, realizou-se no dia 4 de junho, no âmbito das XXIV Jornadas da Prática Profissional, com o tema, Promover a Diversidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades na Formação de Educadores/as e Professores/as, na Escola Superior de Educação de Santarém. A sessão foi conduzida por Virgínia Esteves, representante da Organização Nacional de Apoio… (Ler mais)
AEJR

Explorar o eTwinning: Metodologia de Projeto na Prática Educativa

Nos dias 20 de maio e 3 de junho realizou-se, no Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça, a Ação de Curta Duração (ADC) Explorar o eTwinning: Metodologia de Projeto na Prática Educativa, dinamizada por Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT.  A ação surgiu da auscultação dos interesses dos docentes, manifestando a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o… (Ler mais)
selo

Selos Escola eTwinning 2024-2025

É com enorme entusiasmo e orgulho que anunciamos os vencedores dos Selos de Escola eTwinning 2024–2025. Este reconhecimento é atribuído às escolas que se destacaram pelo seu compromisso com a liderança partilhada, colaboração e trabalho em equipa, sendo verdadeiros modelos de inovação e inclusão no ensino. Estas instituições de ensino comprometem-se com os valores essenciais da missão eTwinning… (Ler mais)
banner partilhas

Partilhas à Quarta | Internacionalização da Escola

Internacionalização da Escola: O papel do eTwinning No dia 22 de maio realizou-se a 6.ª e última sessão das "Partilhas à Quarta", para o ano letivo 2023-2024, dedicada à temática da Internacionalização da Escola.   A sessão contou com a participação da Dra. Cristina Gaboleiro, Diretora da Agência Nacional Erasmus+, que abordou o Programa Erasmus+, nomeadamente as redes… (Ler mais)