A equipa eTwinning reuniu, no passado dia 16 de novembro, com os mentores e os diretores das escolas eTwinning. A coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, Laura Maria, iniciou a reunião com um breve resumo da anterior, seguindo-se uma partilha de boas práticas. A embaixadora eTwinning para a região Norte, Ana Cristina Ribeiro, partilhou com os presentes formas de promover o "Bem-Estar nas Escolas com o eTwinning". Esta partilha visou, para além de transmitir exemplos de projetos de bem-estar, focar os benefícios de integrar esta temática nas escolas. Indo ao encontro do tema do ano foram, também, apresentados exemplos de como promover o bem-estar nas escolas através do eTwinning, criando projetos inovadores e envolventes para os alunos.
Este ano letivo, as reuniões mensais contam com uma nova rubrica, “10 Minutos com o Mentor”. A mentora, Maria Garapa, da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Caniço (Madeira), apresentou o Projeto eTwinning "Green is Healthy", desenvolvido com alunos do 8.º ano. A partilha focou exemplos de colaboração entre os alunos das escolas parceiras, a integração curricular das atividades do projeto em várias áreas disciplinares, a utilização contextualizada das tecnologias de informação e da comunicação, entre outros.
A terminar a reunião, Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio, e Susana Rodrigues, Embaixadora eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo, apresentaram ideias de como integrar a inteligência artificial nos projetos - "eTwinning & AI". Os nossos mentores eTwinning revelaram conhecer ferramentas de inteligência artificial e recorrer a algumas na sua prática letiva, como, por exemplo, o ChatGPT. As ferramentas de inteligência artificial apresentadas nesta partilha foram o D-ID, para criar avatares animados com voz, o Gamma AI, que permite simplificar e melhorar a criação de apresentações, e o Deepbrain AI, para a criação de vídeos. Por fim, os mentores foram desafiados a criarem o seu Avatar, para se apresentarem, com o recurso ao D-ID.
A reunião foi encerrada pela coordenadora da ONA, convidando os mentores a partilhar a uma boa prática, de um projeto eTwinning, com recurso à inteligência artificial, nos próximos “10 Minutos com o Mentor”, na Reunião de Mentores a realizar em janeiro de 2024.