Prémios Europeus 2024

premios europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024.


A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe o eTwinning. 

Em particular, gostaríamos de congratular os eTwinners e as instituições escolares portuguesas que integram projetos premiados, nomeadamente: 

  • Susana Martins, EBI Francisco Ferreira Drummond, Angra do Heroísmo, projeto “Little citizens”, segundo classificado na categoria ≤ 6 anos.  

Com este projeto pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para os problemas sociais e ambientais da área de cada escola parceira, assim como enriquecer o bem-estar cognitivo e social de todos os alunos. 

  • Miguela Fernandes, Agrupamento de Escolas da Batalha, projeto “Code of mystery”, vencedor na categoria 16-19. 

No desenvolvimento deste projeto foram utilizados métodos de ensino baseados em jogos para ensinar matemática. Os alunos trabalharam em equipas nacionais, para criar uma parte de um Escape game digital. Em equipas internacionais mistas, decifraram as pistas matemáticas que permitiram resolver o jogo. No final, criaram um método de encriptação comum com um algoritmo matemático. 

Para ficar a conhecer os projetos premiados e poder aceder aos TwinSpaces, basta clicar na hiperligação associada ao nome do projeto. 

Para consultar a notícia na íntegra e ficar a conhecer os restantes projetos poderá aceder à informação através do link: eTwinning European prizes 2024 | European School Education Platform (europa.eu) 

Mais uma vez, Parabéns a todos os eTwinners premiados!  



Mais novidades

parabéns

eTwinning Day 2024

O eTwinning é parte integrante do programa Erasmus+, alojado desde o ano passado na ESEP, da Comissão Europeia, revelando-se uma plataforma segura, onde professores e alunos de 46 países diferentes podem colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos. Esta iniciativa é fundamental porque ultrapassa as fronteiras físicas e culturais, promovendo uma… (Ler mais)
Formacao

Conversas em Rede - O eTwinning e o Trabalho de Projeto

A iniciativa Conversas em Rede é promovida pelo CFAE VNF, em parceria com os CFAE de Barcelos e Esposende, Braga Sul, Sá de Miranda, Póvoa do Varzim e Vila do Conde e Alto Cávado.   No passado dia 30 de abril realizou-se a sessão subordinada ao tema Metodologia de Projeto, que foi dinamizada pela coordenadora da ONA eTwinning, Laura Silva Maria.   Durante este encontro online foram abordadas… (Ler mais)
PDW

eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school approach to well-being

No cenário educativo atual, onde o bem-estar de alunos e professores e o ambiente escolar positivo são cada vez mais reconhecidos como fundamentais para o sucesso académico e pessoal, especialistas em educação de todo o mundo estão a unir esforços para promover uma abordagem abrangente ao bem-estar nas escolas.   Nesse contexto, o curso eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)