Potencialidades do eTwinning, na Sessão Integração de Tecnologias na Aprendizagem

imagem31

Potencialidades do eTwinning, na Sessão Integração de Tecnologias na Aprendizagem, AE de Vale do Tamel 

No dia 10 de setembro, no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) do agrupamento, realizou-se a sessão “Integração de Tecnologias na Aprendizagem”, tendo o eTwinning marcado a sua presença através da comunicação, Potencialidades do eTwinning na Sala de Aula, da Embaixadora eTwinning Goreti Alves.   

A sensibilização para as potencialidades do eTwinning, com a duração de uma hora, integrou a segunda parte da sessão “Integração de Tecnologias na Aprendizagem”. 

Durante a comunicação foi dado a conhecer o projeto eTwinning, a constituição da equipa eTwinning PT, a nova plataforma onde está alojado, European School Education Platform (ESEP), o processo para registo e criação de perfil de forma a aceder à plataforma, tendo ainda sido apresentados exemplos de projetos eTwinning e o respetivo reconhecimento do trabalho realizado, por alunos, professores e escolas.  

Num momento mais interativo, com recurso à ferramenta Slido, os docentes identificaram benefícios da participação em projetos eTwinning, para alunos e professores. Para a maioria dos docentes presentes na sessão, o eTwinning já era familiar no contexto da sala de aula, tendo a participação na sessão visado, sobretudo, uma melhoria das práticas letivas e um aprofundar de conhecimentos sobre o eTwinning e a nova plataforma. 

No final da sessão, os docentes mostraram-se motivados para uma possível participação em projetos eTwinning, reforçando a necessidade de mais formação nesta área, nomeadamente, na utilização da plataforma ESEP.

 

imagem w    imagemw1



Mais novidades

partilhas

Partilhas à Quarta 2024/2025

Com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE)/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e pelo sétimo ano consecutivo, estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a… (Ler mais)
premios europeus

Candidatura aos Prémios Europeus

Os professores envolvidos em projetos eTwinning distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade têm agora a oportunidade de se candidatar aos Prémios Europeus. As candidaturas podem ser submetidas na Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP) até 03 de dezembro de 2024.  Os Prémios Europeus destinam-se a reconhecer projetos eTwinning de elevada qualidade, promovendo a visibilidade das práticas… (Ler mais)
BilateralNoticia

Convite à Inscrição no Seminário Bilateral Portugal |Espanha

Os eTwinners portugueses interessados em participar no Seminário Bilateral Portugal-Espanha, que decorrerá online nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, entre as 16h00 e as 19h00, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 22 de novembro. O Seminário Bilateral Portugal-Espanha é organizado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning Portugal, em… (Ler mais)
ITENoticia

Convite à Inscrição na Conferência ITE 2024

Os professores do ensino superior (Teacher Educators), da Formação Inicial de Professores, interessados em participar no primeiro dia da Conferência Europeia eTwinning ITE 2024, que será transmitida online no 28 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h45, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 20 de novembro. A Conferência 28 de novembro, das 14h00 às 15h45.  Deste modo, se está… (Ler mais)
candidatura premios

Convite à Apresentação de Candidatura aos Prémios Nacionais eTwinning 2024

Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ), em 2024, têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024. Com a atribuição dos Prémios Nacionais eTwinning 2024, pretende-se reconhecer as práticas de referência e o impacto da inovação e da colaboração no desenvolvimento de projetos escolares. Por… (Ler mais)