Evento online “O eTwinning na Formação Inicial de Professores”

ITE

No passado dia 6 de dezembro, entre as 14h e as 19h, decorreu o evento online eTwinning ITE, focado na importância do eTwinning na formação inicial de professores. Dividido em três momentos distintos, o evento proporcionou a compreensão do eTwinning no âmbito do ensino superior, destacando seu papel crucial na preparação e desenvolvimento de futuros educadores. 

O evento iniciou-se com as boas-vindas por parte da Coordenadora Nacional eTwinning, Laura Maria, seguindo-se um breve  enquadramento do eTwinning, tanto no contexto geral como na formação inicial de professores. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender como esta plataforma colaborativa europeia pode desempenhar um papel significativo na melhoria das competências e conhecimentos dos educadores em formação. 

O segundo momento foi dedicado à apresentação de práticas exemplares no uso do eTwinning, apresentando estratégias eficazes e os benefícios tangíveis de integrar o eTwinning na formação inicial de professores. Esta parte do evento proporcionou uma visão prática de como a plataforma pode ser aplicada de maneira eficaz na sala de aula. 

Finalmente, a terceira e última parte do evento concentrou-se em aspetos mais práticos, especificamente no registo e na atualização do perfil na plataforma ESEP. Este momento foi essencial para garantir que os participantes ficassem aptos a explorar todas as funcionalidades da plataforma ESEP eTwinning. 

As iniciativas eTwinning ITE revelam-se fundamentais na formação inicial de professores, destacando como esta plataforma pode enriquecer o processo educativo. O eTwinning não apenas proporciona uma abordagem inovadora para o ensino, mas também promove a colaboração internacional, ampliando os horizontes dos futuros educadores. 

Dada a relevância do eTwinning na formação inicial de professores, está prevista a realização de mais eventos direcionados a este público específico: alunos e professores envolvidos na formação inicial de professores. Essas iniciativas visam continuar a explorar as potencialidades do eTwinning e a incentivar a sua integração cada vez mais efetiva no currículo de formação de professores. 

O eTwinning ITE foi um marco significativo nos projetos europeus, proporcionando uma visão abrangente e prática do papel do eTwinning na formação de professores, e abrindo um caminho promissor para o futuro da educação colaborativa e internacional.



Mais novidades

Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)
ACD2

O eTwinning em Contexto de Sala de Aula

No dia 29 de fevereiro, decorreu na escola sede do AE António Rodrigues Sampaio - Esposende, uma ação de curta duração (ACD), com a duração de 3 horas, intitulada "O eTwinning em Contexto de Sala de Aula". Esta ACD foi organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, em parceria com a Organização Nacional de Apoio, tendo como representante a… (Ler mais)
TorresVedras

Mas afinal… o que é o eTwinning?

No dia 21 de fevereiro, teve lugar no Auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, uma ação de curta duração (ACD) de 3 horas, intitulada “Mas afinal…o que é o eTwinning?. Teve como   entidade formadora o Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, em parceria com a Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, representada por Elsa Ramos, Embaixadora para a… (Ler mais)
IC

O eTwinning e a Integração Curricular

No dia 21 de fevereiro, realizou-se uma sessão online subordinada ao tema “O eTwinning e a Integração Curricular”. A sessão foi promovida pelo Agrupamento de Escolas de Carcavelos e contou, igualmente, com a presença de docentes do AE de São João do Estoril. O encontro foi dinamizado pela coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, Laura Silva Maria, que abordou vários aspetos,… (Ler mais)