No passado dia 6 de dezembro, entre as 14h e as 19h, decorreu o evento online eTwinning ITE, focado na importância do eTwinning na formação inicial de professores. Dividido em três momentos distintos, o evento proporcionou a compreensão do eTwinning no âmbito do ensino superior, destacando seu papel crucial na preparação e desenvolvimento de futuros educadores.
O evento iniciou-se com as boas-vindas por parte da Coordenadora Nacional eTwinning, Laura Maria, seguindo-se um breve enquadramento do eTwinning, tanto no contexto geral como na formação inicial de professores. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender como esta plataforma colaborativa europeia pode desempenhar um papel significativo na melhoria das competências e conhecimentos dos educadores em formação.
O segundo momento foi dedicado à apresentação de práticas exemplares no uso do eTwinning, apresentando estratégias eficazes e os benefícios tangíveis de integrar o eTwinning na formação inicial de professores. Esta parte do evento proporcionou uma visão prática de como a plataforma pode ser aplicada de maneira eficaz na sala de aula.
Finalmente, a terceira e última parte do evento concentrou-se em aspetos mais práticos, especificamente no registo e na atualização do perfil na plataforma ESEP. Este momento foi essencial para garantir que os participantes ficassem aptos a explorar todas as funcionalidades da plataforma ESEP eTwinning.
As iniciativas eTwinning ITE revelam-se fundamentais na formação inicial de professores, destacando como esta plataforma pode enriquecer o processo educativo. O eTwinning não apenas proporciona uma abordagem inovadora para o ensino, mas também promove a colaboração internacional, ampliando os horizontes dos futuros educadores.
Dada a relevância do eTwinning na formação inicial de professores, está prevista a realização de mais eventos direcionados a este público específico: alunos e professores envolvidos na formação inicial de professores. Essas iniciativas visam continuar a explorar as potencialidades do eTwinning e a incentivar a sua integração cada vez mais efetiva no currículo de formação de professores.
O eTwinning ITE foi um marco significativo nos projetos europeus, proporcionando uma visão abrangente e prática do papel do eTwinning na formação de professores, e abrindo um caminho promissor para o futuro da educação colaborativa e internacional.