SUPER03
Abordagens criativas na aprendizagem da gramática
Conferência
A gramática é a temática central do SUPER03 – Abordagens criativas na aprendizagem da gramática, através do qual se pretende fazer uma exploração aprofundada sobre as interações, as produções discursivas e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, numa perspetiva de desenvolvimento das capacidades comunicativas dos alunos, orais e escritas, em interação com o ler e escrever.
A investigação sobre as práticas de ensino, as representações dos docentes e os materiais pedagógicos demonstram distância entre as orientações programáticas e a prática em contexto educativo. Em paralelo, emerge a dificuldade em implementar práticas regulares de observação e avaliação dos desempenhos dos alunos, insuficiência que deixa os professores com fundadas dúvidas sobre os métodos, as técnicas e os instrumentos a utilizar. Urge, assim, a necessidade de promover e desenvolver competências transversais e específicas, numa dinâmica de transversalidade com as demais disciplinas.
Temas
- A aprendizagem da gramática: desafios e oportunidades.
- Comunicação e gramática: os erros ortográficos e a credibilidade da mensagem.
- Princípios pedagógico-didáticos para o ensino da gramática.
- A avaliação da gramática: articulação com a leitura e a escrita.
- Suportes para a autonomia da aprendizagem das línguas.
- Articular saberes entre línguas e outras áreas disciplinares.
Objetivos
- Criar conhecimento sobre competências transversais e específicas da língua, associadas aos domínios de interação verbal e escrita, com foco na gramática;
- Desenvolver competências inovadoras nas dimensões científica, didática, pedagógica, social e ética alinhadas com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
- Partilhar experiências e práticas promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes, assentes na articulação de procedimentos, estratégias, metodologias e trabalho colaborativo;
- Aumentar as competências tecnológicas dos docentes, reconhecendo a relevância para a flexibilização curricular e a diversificação das estratégias de ensinar e aprender.
Siga-nos nas redes sociais