6.ª Reunião de Mentores

mentores banner

O Trabalho Colaborativo no eTwinning


No dia 18 de abril, realizou-se a 6.ª Reunião de Mentores e Diretores de Escolas com Selo de Escola eTwinning, do presente ano letivo, com o tema “O Trabalho Colaborativo no eTwinning”.

A reunião apresentou a seguinte agenda:

1. O trabalho colaborativo;

2. Ferramentas digitais colaborativas;

3. "A colaboração nos projetos eTwinning" - Susana Stoffel, AE Sá da Bandeira, Santarém.

O enquadramento ao tema da reunião foi feito pela Coordenadora Nacional eTwinning Laura Maria, que de seguida passou a Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning e a Paulo Ribeiro, Embaixador eTwinning para a Região do Algarve a partilha de Ferramentas Digitais Colaborativas. Foram apresentadas várias ferramentas digitais, destinadas a acompanhar as várias etapas de um projeto eTwinning todas elas com o objetivo de promover a colaboração entre os participantes, professores e alunos, indo ao encontro de uma das premissas contempladas no desenvolvimento de um projeto eTwinning de qualidade.

Seguiu-se a partilha da Mentora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira – Santarém, Susana Stoffel, que inspirou os presentes com exemplos práticos de ferramentas colaborativas utilizadas em diversos projetos eTwinning, em diferentes momentos de implementação. Foram verdadeiros exemplos de trabalho colaborativo, com recurso ao digital, promovendo o desenvolvimento do currículo através do trabalho de projeto, a inclusão e as aprendizagens.  

A próxima reunião de Mentores terá lugar no dia 23 de maio, com a temática Internacionalização das Escolas com o eTwinning. 

 

 

Apresentação Virgínia Esteves e Paulo Ribeiro

 

 

 

 

 

Apresentação Susana Stoffel

 

 

 

 



Mais novidades

partilhas

Partilhas à Quarta 2024/2025

Com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE)/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e pelo sétimo ano consecutivo, estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a… (Ler mais)
premios europeus

Candidatura aos Prémios Europeus

Os professores envolvidos em projetos eTwinning distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade têm agora a oportunidade de se candidatar aos Prémios Europeus. As candidaturas podem ser submetidas na Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP) até 03 de dezembro de 2024.  Os Prémios Europeus destinam-se a reconhecer projetos eTwinning de elevada qualidade, promovendo a visibilidade das práticas… (Ler mais)
BilateralNoticia

Convite à Inscrição no Seminário Bilateral Portugal |Espanha

Os eTwinners portugueses interessados em participar no Seminário Bilateral Portugal-Espanha, que decorrerá online nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, entre as 16h00 e as 19h00, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 22 de novembro. O Seminário Bilateral Portugal-Espanha é organizado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning Portugal, em… (Ler mais)
ITENoticia

Convite à Inscrição na Conferência ITE 2024

Os professores do ensino superior (Teacher Educators), da Formação Inicial de Professores, interessados em participar no primeiro dia da Conferência Europeia eTwinning ITE 2024, que será transmitida online no 28 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h45, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 20 de novembro. A Conferência 28 de novembro, das 14h00 às 15h45.  Deste modo, se está… (Ler mais)
candidatura premios

Convite à Apresentação de Candidatura aos Prémios Nacionais eTwinning 2024

Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ), em 2024, têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024. Com a atribuição dos Prémios Nacionais eTwinning 2024, pretende-se reconhecer as práticas de referência e o impacto da inovação e da colaboração no desenvolvimento de projetos escolares. Por… (Ler mais)