Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning

Conf. eTw

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais 

A conferência “Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning — a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais” teve lugar no dia 28 de maio de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa foi promovida pelo projeto eTwinning, integrado na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação. 

A sessão de abertura esteve a cargo de Carla Barros, chefe de equipa da ERTE/DGE, que destacou a importância do eTwinning no reforço da cidadania digital e no desenvolvimento profissional docente. Seguiu-se a comunicação principal “A Bridge to Thrive: Digital Citizenship and Wellbeing in Learning Environments”, proferida pelo Professor Charalambos Vrasidas, da Universidade de Nicósia, que refletiu sobre os desafios e oportunidades da integração do bem-estar e da cidadania digital nos contextos educativos contemporâneos. 

A palestra destacou a importância da cidadania e do bem-estar digital como pilares fundamentais para ambientes de aprendizagem mais humanos e eficazes. Vrasidas defendeu o uso responsável, ético e informado das tecnologias digitais e apresentou modelos como o PERMA-Digital, que visa promover emoções positivas, envolvimento e relações saudáveis no ambiente escolar, tanto presencial quanto virtual. 

Dados recentes do PISA e outras fontes revelam o crescimento exponencial do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes, levantando questões sobre uso excessivo, regulação, e impactos emocionais e cognitivos. Iniciativas como o MindGuard e frameworks como o TINKER e o 3-Sigma foram mencionados como exemplos de práticas de referência. 

A apresentação reforçou a necessidade de políticas baseadas em evidências e de uma abordagem sistémica, sistemática e sustentável para integrar bem-estar e tecnologia no dia a dia das escolas. 

A conferência contou igualmente com dois momentos designados “O bem-estar começa contigo”, dinamizados pela Embaixadora eTwinning Ana Cristina Ribeiro

  • Momento 1 – Movimento e interação, promoveu atividades dinâmicas e interativas que provaram o impacto positivo do movimento no bem-estar digital dos participantes; 

  • Momento 2 – Estratégias para o bem-estar digital, focado em práticas sustentáveis para manter o equilíbrio com a tecnologia no dia a dia escolar. 

Seguiu-se a sessão “Bem-estar digital na escola: 20 anos de eTwinning”, apresentada por Rute Baptista, do Serviço Central de Apoio (CSS), que recolocou no centro o percurso feito pela comunidade eTwinning em Portugal e os ganhos alcançados em termos de literacia digital e cidadania. 

Na sessão “Da ideia ao impacto: Partilha de projetos eTwinning”, vários professores apresentaram projetos inspiradores, evidenciando o impacto do eTwinning nas aprendizagens dos alunos e na transformação das práticas pedagógicas. As experiências partilhadas demonstraram como a colaboração europeia, aliada ao uso criativo das tecnologias, tem contribuído para o desenvolvimento de competências digitais, comunicativas e interculturais, promovendo uma escola mais aberta, inclusiva e inovadora. 

Lúcia Santos, AE de Eixo apresentou o projeto “Call to Care”. 

Desenvolvido com alunos do 2.º ciclo, o projeto “Call to Care” baseou-se em oficinas colaborativas onde os estudantes exploraram o conceito de bem-estar comunitário através de atividades digitais e artísticas. 

Este projeto evidenciou como o eTwinning aborda o bem-estar digital, combinando o uso de tecnologia com uma reflexão profunda sobre relações interpessoais e saúde emocional em contexto escolar. 

Ana Duarte, AE do Fundão apresentou “El Arte de la Ciencia: Aprender com Bem-Estar” - ambos exemplificando como o eTwinning integra a criatividade e a atenção ao bem-estar dos alunos. 

Com turmas do ensino secundário, o projeto “El Arte de la Ciencia” integrou ciências e artes para promover o bem-estar e o pensamento crítico dos alunos. 

Com esta abordagem, o projeto destacou-se por promover o bem-estar individual e coletivo, evidenciando que a fusão entre arte e ciência pode criar espaços de aprendizagem mais inclusivos, criativos e emocionalmente saudáveis. 

O evento encerrou pelas 18h00 com as palavras de Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, que agradeceu a presença de todos os participantes e enfatizou a importância de promover um bem-estar digital sustentável, aliado a uma cidadania europeia ativa, consciente e solidária. 

A conferência teve certificação como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, valorizando a progressão na carreira de educadores e docentes dos ensinos básico, secundário e educação especial. 

Este encontro reafirmou a aposta do eTwinning em novas formas de aprender, centradas na cidadania digital e no bem-estar - dois pilares fundamentais para uma educação que valoriza o equilíbrio emocional, social e tecnológico. 

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais

 



Mais novidades

Convite à apresentação de candidaturas a Prémios Nacionais eTwinning 2025

Convite à apresentação de candidaturas a Prémios Nacionais eTwinning 2025

A Organização Nacional de Apoio anuncia a abertura das candidaturas a Prémios Nacionais eTwinning 2025, destinados a reconhecer os projetos mais inovadores e impactantes desenvolvidos por docentes portugueses que obtiveram Selo Nacional de Qualidade (SNQ), no presente ano.   Devem candidatar-se ao Prémio Nacional apenas os projetos que se destaquem pela sua excelência nos 5… (Ler mais)
Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2025

Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2025

Gostaríamos de felicitar todos os professores cujos projetos foram distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade (EQL), reconhecimento atribuído aos projetos escolares de excelência, inovação e colaboração internacional. O Selo Europeu de Qualidade é atribuído aos projetos desenvolvidos através da plataforma eTwinning e que se destacam pela criatividade e trabalho cooperativo realizado… (Ler mais)
Conferência Anual eTwinning 2025 decorreu em Bruxelas

Conferência Anual eTwinning 2025 decorreu em Bruxelas - Celebrating what unites us

De 23 a 25 de outubro, Bruxelas recebeu a Conferência Anual eTwinning 2025, Celebrating what unites us, que reuniu professores, escolas e diversas entidades ligadas à educação em toda a Europa. O encontro foi dedicado à educação para a cidadania e marcou a introdução do novo tema eTwinning para 2025/2026: Skills for Life - Competências… (Ler mais)
Professores eTwinning distinguidos com o Selo Nacional de Qualidade 2025

Professores eTwinning distinguidos com o Selo Nacional de Qualidade 2025

O projeto eTwinning volta a atribuir o Selo Nacional de Qualidade (SNQ) aos professores que se destacam pela qualidade e inovação dos projetos colaborativos em que participam. Em 2025, das 867 candidaturas ao SNQ, foram distinguidos 555 professores de 233 estabelecimentos de ensino e que estiveram envolvidos em 783 projetos.… (Ler mais)
imagem

Seminário Ambassadors in Action: Building Communities with Skills for Life

Realizou-se em Cracóvia, Polónia, entre os dias 9 e 11 de outubro, o Professional Development Workshop (PDW) para embaixadores e Twinning, promovido pelos Serviços Centrais de Apoio.   Ao longo destes dias, embaixadores eTwinning de vários países europeus partilharam experiências e exploraram novas formas de intervenção nas escolas e acompanhamento dos professores eTwinners. Os quatro… (Ler mais)