
Decorreu, entre os dias 4 e 5 de fevereiro do ano corrente, a reunião anual das Organizações Nacionais de Apoio eTwinning, em Bruxelas, durante a qual se reúnem representantes da Comissão Europeia, os Serviços Centrais de Apoio eTwinning e as Organizações Nacionais de Apoio dos 46 países que integram a maior comunidade de Escolas europeias.
Portugal fez-se representar neste evento internacional pela chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas | Direção-Geral da Educação, Carla Barros Lourenço e pela coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, Laura Silva Maria.
Foram dois dias de reflexão conjunta, ao longo dos quais os participantes analisaram os resultados de diversos relatórios e debateram sobre as tendências e desafios enfrentados nos respetivos países. A plataforma European School Education Platform (ESEP) foi um dos pontos fulcrais em análise, tendo a Comissão Europeia apresentado uma visão estratégica de desenvolvimento da plataforma no futuro.
No ano em que o projeto eTwinning regista 20 anos de existência, a vasta equipa internacional que o integra aproveitou este encontro anual para assinalar o momento com uma pequena comemoração, salientando a importância do eTwinning no contexto educativo europeu.
Nas palavras do coordenador dos Serviços Centrais de Apoio, Santi Scimeca, o projeto eTwinning constitui uma enorme oportunidade para permitir aos alunos a troca de experiências enriquecedoras com colegas europeus, promovendo, assim, aprendizagens significativas e promotoras do sucesso escolar.
Em suma, o eTwinning está de parabéns pelos seus 20 anos e estes dois dias de trabalho colaborativo em prol da educação, a nível europeu, foram, mais uma vez, muito gratificantes para todos os envolvidos.