5.ª Sessão da Campanha "Regresso às Aulas" eTwinning

Regresso5

5.ª Sessão da Campanha "Regresso às Aulas" eTwinning:

Lançamento de novos Kits de Projetos relacionados com a Educação Ambiental e Sustentabilidade 

Na quinta sessão da campanha "Regresso às Aulas", promovida pelo eTwinning, foram apresentados dois novos Kits de Projetos que destacam a importância da educação ambiental e da sustentabilidade nas escolas.  

Erasmus+: "France and Portugal, Together for the Environment" 

O primeiro projeto apresentado foi o Kit da categoria Erasmus+, intitulado "France and Portugal, Together for the Environment", resultado de uma colaboração entre o Collège George Sand, em La Motte-Servolex, França, e o Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, Portugal, sob a coordenação da professora Cristina Jesus.  

Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, 14 e 15, o projeto centrou-se na sustentabilidade ambiental e na internacionalização das práticas educativas. Os alunos portugueses e franceses participaram em atividades conjuntas através da plataforma eTwinning, culminando numa mobilidade Erasmus+ que permitiu aos estudantes portugueses visitarem a França. 

O kit promoveu uma experiência intercultural única, desenvolvendo competências em áreas como comunicação em inglês, uso de tecnologias digitais e consciencialização ambiental. O projeto também foi integrado no programa Eco-Escolas, reforçando o compromisso dos alunos com a sustentabilidade. 

"Save the Sea": Projeto Interdisciplinar para Alunos do 1.º e 2.º Ciclos 

O segundo projeto destacado foi o Kit "Save the Sea", desenvolvido por professores do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (Ana Cristina Luísa, Ana Oliveira e Maria Itália Temudo) e do Agrupamento de Escolas de Palmela (Cristina Antão). Este projeto tem como principal objetivo incentivar os alunos a serem cidadãos proativos na proteção do ambiente, promovendo uma educação ambiental abrangente. 

A abordagem do projeto é interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, com idades entre os 8 e os 14 anos. Entre os temas abordados estão a gestão de resíduos, o desenvolvimento de competências de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o projeto valoriza a participação ativa, cooperação e trabalho em equipa, utilizando tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem inovador e motivador. 

 

Desafios Criativos da Campanha 

Apelamos à participação nos desafios da campanha "Regresso às Aulas", que estão disponíveis até ao dia 25 de outubro. Os desafios incluem atividades como a Expressão Artística, a partilha de Memórias Escolares, Histórias e Património Local, e o Photo Quest, onde os participantes são convidados a fotografar momentos únicos do seu quotidiano. 

Os participantes também foram incentivados a participar no quiz interativo sobre os valores do eTwinning e na nuvem de palavras colaborativa, que destaca valores importantes para promover um ambiente escolar positivo. 

Os interessados podem participar no quiz interativo e nos desafios através dos links fornecidos: 

- Quiz.

- Nuvem de Palavras.

A campanha "Regresso às Aulas" continua a promover projetos inovadores e a incentivar a participação ativa dos alunos e professores até ao final do mês. 

A par da Campanha “Regresso às aulas” está a decorrer a campanha "Back to School" promovida pelo CSS. Esta semana destacamos a importância da cidadania ativa, um dos pilares centrais do tema anual de 2024/2025 – Educação para a Cidadania: Celebrando o que nos Une!. 

📚 Explore a secção de recursos juntando-se ao grupo eTwinning para mais informações.👉Citizenship education: celebrating what unites us | European School Education Platform (europa.eu) 

📰 Não deixe de consultar a newsletter, onde encontrará dicas e boas práticas. 

Junte-se a nós para celebrar este novo tema anual! 

 

Kit01F Kit02F

 



Mais novidades

digital

O eTwinning e a Metodologia de Projeto com o Digital

O eTwinning e a Metodologia de Projeto com o Digital, na EBS de Santa Cruz, Madeira  No dia 15 de março de 2025, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz acolheu a primeira sessão do curso de formação “eTwinning: Colaboração Digital para a Educação do Futuro”, dinamizada por Celina Lajoso, Embaixadora eTwinning da Região Autónoma da Madeira. Esta sessão inaugural reuniu… (Ler mais)
desafio

eTwinning: 20 anos depois... e agora?

O desafio está à sua espera! O eTwinning celebra duas décadas a ligar escolas, professores e alunos de toda a Europa! Para assinalar este marco especial, lançamos o desafio "eTwinning, 20 anos depois... e agora", onde todos os eTwinners são convidados a partilhar as suas reflexões e visões para o futuro. 📍 Como participar? Aceda ao Padlet e deixe a sua mensagem na coluna com o… (Ler mais)
mentores fev

Reunião de Diretores/as e Mentores/as eTwinning

Promove partilha e inovação na educação No passado dia 27 de fevereiro, entre as 18h30 e as 20h00, decorreu mais uma reunião de Diretores/as e Mentores/as eTwinning, conduzida por Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio (ONA), um momento de partilha e reflexão sobre os desafios e oportunidades da inovação na… (Ler mais)
ONA

Reunião anual das Organizações Nacionais de Apoio eTwinning

Decorreu, entre os dias 4 e 5 de fevereiro do ano corrente, a reunião anual das Organizações Nacionais de Apoio eTwinning, em Bruxelas, durante a qual se reúnem representantes da Comissão Europeia, os Serviços Centrais de Apoio eTwinning e as Organizações Nacionais de Apoio dos 46 países que integram a maior comunidade de Escolas europeias.    Portugal fez-se representar neste evento… (Ler mais)
partilhas 2

Partilhas à Quarta 2024/2025 - 2.ª Sessão

A 2.ª sessão da iniciativa Partilhas à Quarta, 29 de janeiro, foi dedicada à partilha de experiências sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto eTwinning, nomeadamente, projeto distinguidos com Prémio Nacional eTwinning 2024.  A sessão contou com os testemunhos de docentes e alunos, cujos projetos foram premiados a nível nacional, nas categorias de 2.º Ciclo e… (Ler mais)