eTwinning - Presente na Sessão de Capacitação

banner seminario

Sessão de Capacitação – “Uma Educação para Todos”

O eTwinning esteve presente na Sessão de Capacitação - “Uma Educação para Todos”, que decorreu no Vimeiro nos dias 16 e 17 de maio, organizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).

Laura Maria e Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning, foram responsáveis pela representação eTwinning no evento.

A presença e a divulgação do eTwinning num evento de capacitação digital das escolas são de extrema importância por várias razões. Em primeiro lugar, o eTwinning oferece uma plataforma digital de colaboração internacional entre escolas, European School Education Platform (ESEP|eTwinning), sendo a maior comunidade de professores da Europa, promovendo a o trabalho de projeto com recurso ao digital, a internacionalização do currículo e o desenvolvimento profissional de docentes.  

Além disso, o eTwinning é uma excelente forma de incentivar a inovação pedagógica e a utilização criativa das tecnologias digitais no contexto educativo. Ao participarem em projetos eTwinning, professores e alunos desenvolvem competências digitais, colaborativas e interculturais essenciais para o século XXI, indo ao encontro dos vários documentos orientadores da educação.

Por fim, a presença do eTwinning num evento de capacitação digital das escolas destaca a importância da dimensão europeia da educação, promove a cultura de colaboração e partilha de recursos educativos digitais a nível internacional, fortalecendo os laços entre as escolas, enriquecendo o processo educativo, preparando os alunos para um mundo cada vez mais global, traduzindo-se em aprendizagens significativas.

Deste modo, fará todo o sentido o eTwinning integrar o Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

 

Equipa  eTwinning



Mais novidades

partilhas

Partilhas à Quarta 2024/2025

Com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE)/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e pelo sétimo ano consecutivo, estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a… (Ler mais)
premios europeus

Candidatura aos Prémios Europeus

Os professores envolvidos em projetos eTwinning distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade têm agora a oportunidade de se candidatar aos Prémios Europeus. As candidaturas podem ser submetidas na Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP) até 03 de dezembro de 2024.  Os Prémios Europeus destinam-se a reconhecer projetos eTwinning de elevada qualidade, promovendo a visibilidade das práticas… (Ler mais)
BilateralNoticia

Convite à Inscrição no Seminário Bilateral Portugal |Espanha

Os eTwinners portugueses interessados em participar no Seminário Bilateral Portugal-Espanha, que decorrerá online nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, entre as 16h00 e as 19h00, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 22 de novembro. O Seminário Bilateral Portugal-Espanha é organizado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning Portugal, em… (Ler mais)
ITENoticia

Convite à Inscrição na Conferência ITE 2024

Os professores do ensino superior (Teacher Educators), da Formação Inicial de Professores, interessados em participar no primeiro dia da Conferência Europeia eTwinning ITE 2024, que será transmitida online no 28 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h45, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 20 de novembro. A Conferência 28 de novembro, das 14h00 às 15h45.  Deste modo, se está… (Ler mais)
candidatura premios

Convite à Apresentação de Candidatura aos Prémios Nacionais eTwinning 2024

Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ), em 2024, têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024. Com a atribuição dos Prémios Nacionais eTwinning 2024, pretende-se reconhecer as práticas de referência e o impacto da inovação e da colaboração no desenvolvimento de projetos escolares. Por… (Ler mais)