A sétima reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning decorreu no dia 23 de maio, com enfoque na internacionalização das escolas.
Após as boas-vindas, Virgínia Esteves, Organização Nacional de Apoio eTwinning, partilhou as mais recentes notícias e eventos eTwinning.
Destacou o Curso de Embaixadores eTwinning em Atenas, Grécia, com a participação de quatro embaixadoras portuguesas; os Prémios Europeus eTwinning, que galardoaram 2 eTwinners portuguesas: Miguela Fernandes, do Agrupamento de Escolas da Batalha, 1.º classificado na categoria 16 – 19 anos com o projeto Code of mystery, e Susana Martins, da EBI Francisco Ferreira Drummond, Angra do Heroísmo, Açores, 2.º classificado na categoria ≤ 6 anos com o Projeto Little citizens. Mencionou ainda a celebração do Dia do eTwinning, salientando a forte adesão dos eTwinners portugueses ao desafio lançado pela embaixada eTwinning PT; as formações eTwinning Road que se iniciaram, presencialmente, em Águeda e Vila do Conde, no passado dia 11 de maio; a divulgação das 26 novas escolas com Selo Escola eTwinning e a participação da Organização Nacional de Apoio na sessão de capacitação “Uma Educação para Todos” que decorreu no Vimeiro, nos dias 17 e 18 de maio. Por fim, Virgínia Esteves informou que a candidatura a Selos Nacionais de Qualidade decorre até 30 de junho.
Após uma breve contextualização da temática da reunião – Internacionalização das Escolas – foi dada voz aos professores que participaram no Seminário Multilateral “Schools in Disadvantaged Areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”, que decorreu em Turim, Itália. Os participantes partilharam a excelente experiência que vivenciaram in loco e apresentaram alguns dos projetos que fundaram e/ou em que participam como membros, tendo sido registados durante o evento.
Em seguida, o embaixador eTwinning para a região do Algarve, Paulo Ribeiro, realçou as potencialidades do projeto eTwinning quando integrado em projetos Erasmus+.
Por fim, foram anunciados os vencedores dos desafios 2024 da Academia Júnior eTwinning (AJE):
AJE 1.º ano – Desafio 1: Criação de um logótipo – AE D. Sancho II, Alijó
AJE 1.º ano – Desafio 2: Criação de um cartaz – AE Escultor António Fernandes de Sá, Vila Nova de Gaia
AJE 2.º ano – Desafio iniciados: Recriação Histórica de Fotografias do 25 de Abril – AE Anselmo de Andrade, Almada
AJE 2.º ano – Desafio experts: Entrevista com Pessoas da Idade dos Alunos em 1974 – AE Santos Simões, Guimarães
Deu-se nota que o Desafio Final AJE, destinado a todas as Academias Júnior eTwinning, nomeadamente a criação de um vídeo de 60 a 90 segundos com o resumo/avaliação das atividades desenvolvidas, está aberto até dia 30 de maio, podendo o vídeo ser submetido aqui.
Virgínia Esteves encerrou a reunião expressando, em nome de toda a equipa, um agradecimento a todos os participantes e aos oradores pelas partilhas inspiradoras, que contribuíram para tornar a sessão tão significativa.
A próxima, e última, Reunião de Mentores, do presente ano letivo, realizar-se-á no dia 20 de junho.