📆 Entre os dias 18 e 20 de abril, decorreu em Turim, o Seminário Multilateral eTwinning – “Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”, tendo como público-alvo professores de escolas rurais.
O evento reuniu professores de seis países: Chipre, Grécia, Itália, Malta, Espanha e Portugal, proporcionando a oportunidade de tecer novas e frutuosas relações explorando o tema "inovação e inclusão escolar em áreas desfavorecidas/rurais".
A comitiva portuguesa foi composta por docentes oriundos do Agrupamento de Escolas Vale D´Este, Viatodos (Barcelos); Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves); Agrupamento de Escolas Caldas de Vizela; Agrupamento de Escolas de Arganil; Agrupamento de Escolas da Lousã; Agrupamento de Escolas de Idães; Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond (Terceira - Açores); Agrupamento de Escolas de Vidigueira e Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço (Madeira). A Embaixadora eTwinning para a região dos Açores, Dora Pereira, acompanhou o grupo nesta deslocação e durante todas as atividades do evento.
Os participantes tiveram a oportunidade de explorar o tema do seminário através da partilha 🙌 de práticas de referência e da participação nas oficinas “Projetos eTwinning: registo e sala de aula virtual” e “Robótica com o Micro:bit”, dinamizadas por elementos da Organização Nacional de Apoio (NSO) de Itália e Grécia.
As diferentes atividades do seminário permitiram aos participantes trocarem conhecimentos, práticas e experiências em diversos domínios, e aumentarem as redes de contactos para futuras parcerias.
Da participação no seminário resultou a criação de diversos projetos 📑 eTwinning, tendo como objetivo tornar as salas de aula mais inclusivas, promovendo a integração dos alunos de meios rurais. Estas parcerias europeias facilitam o trabalho colaborativo, permitindo a criação de sinergias e condições para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e o enriquecimento cultural de alunos e professores. Além disso, promovem a consolidação de competências pedagógicas, como trabalho em equipa, criatividade, resolução de problemas e tomada de decisão, fortalecendo o sentimento de pertença à cidadania europeia e incentivando a internacionalização das escolas.
No encerramento do seminário, os participantes apresentaram os 📚projetos criados, os quais serão integrados e implementados nas 🏫 escolas envolvidas, impulsionando 📝 aprendizagens significativas e contribuindo para o 🎓 sucesso dos alunos. A abordagem colaborativa e inovadora visa enriquecer a experiência educativa, promovendo a aprendizagem dos alunos. ✨ 🌎 📚 🙌