eTwinning – Um Desafio na Formação Inicial de Professores

ITE

No dia 16 de fevereiro de 2024, a Escola Superior de Educação do Porto acolheu o evento eTwinning: um Desafio na Formação Inicial de Professores, destinado tanto a professores como a estudantes de cursos de Formação Inicial de Professores, bem como a orientadores de estágio. O encontro registou uma participação significativa, envolvendo docentes e estudantes, proporcionando um ambiente ideal para a partilha de experiências e de conhecimentos, e ainda o contacto com a plataforma ESEP | eTwinning (European School Education Platform). 


Na sessão de abertura, Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, realçou a importância do desenvolvimento de projetos eTwinning na Formação Inicial de Professores e o seu impacto nas instituições de Ensino Superior (ITE). 

Elisabete Fiel, embaixadora ITE, conduziu uma sessão plenária dedicada à partilha de Kits de Projetos eTwinning e Boas Práticas, destacando um projeto exemplar na área da Geografia intitulado "Breaking Boundaries, Create Bonds". 

O seminário contou também com a participação de Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning, e das embaixadoras para a Região Norte, Ana Ribeiro e Sandra Pinto, que dinamizaram um workshop sobre a plataforma ESEP (European School Education Platform) e o projeto eTwinning, explorando as funcionalidades do espaço pessoal na plataforma e os passos necessários para estabelecer parcerias eTwinning. 

Através da partilha de experiências e boas práticas, bem como da exploração das funcionalidades da plataforma ESEP, os participantes adquiriram conhecimentos e ferramentas essenciais para integrar, de forma inovadora, o eTwinning no seu percurso formativo. 

ITE3   ITE6   ITE4

ITE1   ITE7   ITE54



Mais novidades

partilhas

Partilhas à Quarta 2024/2025

Com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE)/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e pelo sétimo ano consecutivo, estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a… (Ler mais)
premios europeus

Candidatura aos Prémios Europeus

Os professores envolvidos em projetos eTwinning distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade têm agora a oportunidade de se candidatar aos Prémios Europeus. As candidaturas podem ser submetidas na Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP) até 03 de dezembro de 2024.  Os Prémios Europeus destinam-se a reconhecer projetos eTwinning de elevada qualidade, promovendo a visibilidade das práticas… (Ler mais)
BilateralNoticia

Convite à Inscrição no Seminário Bilateral Portugal |Espanha

Os eTwinners portugueses interessados em participar no Seminário Bilateral Portugal-Espanha, que decorrerá online nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, entre as 16h00 e as 19h00, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 22 de novembro. O Seminário Bilateral Portugal-Espanha é organizado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning Portugal, em… (Ler mais)
ITENoticia

Convite à Inscrição na Conferência ITE 2024

Os professores do ensino superior (Teacher Educators), da Formação Inicial de Professores, interessados em participar no primeiro dia da Conferência Europeia eTwinning ITE 2024, que será transmitida online no 28 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h45, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 20 de novembro. A Conferência 28 de novembro, das 14h00 às 15h45.  Deste modo, se está… (Ler mais)
candidatura premios

Convite à Apresentação de Candidatura aos Prémios Nacionais eTwinning 2024

Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ), em 2024, têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024. Com a atribuição dos Prémios Nacionais eTwinning 2024, pretende-se reconhecer as práticas de referência e o impacto da inovação e da colaboração no desenvolvimento de projetos escolares. Por… (Ler mais)