eTwinning – Um Desafio na Formação Inicial de Professores

ITE

No dia 16 de fevereiro de 2024, a Escola Superior de Educação do Porto acolheu o evento eTwinning: um Desafio na Formação Inicial de Professores, destinado tanto a professores como a estudantes de cursos de Formação Inicial de Professores, bem como a orientadores de estágio. O encontro registou uma participação significativa, envolvendo docentes e estudantes, proporcionando um ambiente ideal para a partilha de experiências e de conhecimentos, e ainda o contacto com a plataforma ESEP | eTwinning (European School Education Platform). 


Na sessão de abertura, Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, realçou a importância do desenvolvimento de projetos eTwinning na Formação Inicial de Professores e o seu impacto nas instituições de Ensino Superior (ITE). 

Elisabete Fiel, embaixadora ITE, conduziu uma sessão plenária dedicada à partilha de Kits de Projetos eTwinning e Boas Práticas, destacando um projeto exemplar na área da Geografia intitulado "Breaking Boundaries, Create Bonds". 

O seminário contou também com a participação de Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning, e das embaixadoras para a Região Norte, Ana Ribeiro e Sandra Pinto, que dinamizaram um workshop sobre a plataforma ESEP (European School Education Platform) e o projeto eTwinning, explorando as funcionalidades do espaço pessoal na plataforma e os passos necessários para estabelecer parcerias eTwinning. 

Através da partilha de experiências e boas práticas, bem como da exploração das funcionalidades da plataforma ESEP, os participantes adquiriram conhecimentos e ferramentas essenciais para integrar, de forma inovadora, o eTwinning no seu percurso formativo. 

ITE3   ITE6   ITE4

ITE1   ITE7   ITE54



Mais novidades

imagem

Seminário Ambassadors in Action: Building Communities with Skills for Life

Realizou-se em Cracóvia, Polónia, entre os dias 9 e 11 de outubro, o Professional Development Workshop (PDW) para embaixadores e Twinning, promovido pelos Serviços Centrais de Apoio.   Ao longo destes dias, embaixadores eTwinning de vários países europeus partilharam experiências e exploraram novas formas de intervenção nas escolas e acompanhamento dos professores eTwinners. Os quatro… (Ler mais)
Back to School

Lançamento da Campanha “Back to school”

O eTwinning convida todos os professores e educadores a participarem na Campanha "Back to School". Esta iniciativa oferece uma oportunidade única de explorar novas ideias, colaborar com colegas de toda a Europa e enriquecer as suas práticas pedagógicas.  A campanha decorrerá de 18 de setembro a 18 de outubro. Esteja atento! Junte-se a nós!  Participe nos webinars e colabore nos desafios que serão… (Ler mais)
Bom regresso!

Bom regresso às aulas!

Com o novo ano letivo a começar, desejamos a todos os professores e alunos da comunidade eTwinning um excelente regresso às aulas! Que este seja um tempo de aprendizagens significativas, projetos inspiradores e muitas colaborações além-fronteiras.  Vamos continuar a construir pontes entre escolas, a partilhar boas práticas e a crescer juntos — com criatividade, entusiasmo e espírito de equipa… (Ler mais)
boas ferias

Boas Férias, eTwinners!

À medida que encerramos mais um ano letivo, a Equipa eTwinning PT deseja agradecer a todos os professores, educadores, alunos e escolas que fizeram parte ativa da nossa comunidade ao longo de 2024/2025.  Foi um ano repleto de projetos criativos, colaboração europeia e partilhas inspiradoras. A vossa dedicação ao ensino, à cidadania digital e ao trabalho colaborativo continua a dar vida ao… (Ler mais)
Aje

Vencedores da Academia Júnior eTwinning (AJE) 2024/2025

A edição 2024/2025 da Academia Júnior eTwinning (AJE) revelou, mais uma vez, a criatividade, empenho e espírito de colaboração das escolas portuguesas.  Foram muitos os desafios superados com sucesso, desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário.  Com grande orgulho, anunciamos os vencedores desta edição, organizados por nível e subcategoria:  🟡 AJE INICIAL  👶 Desafio 01 … (Ler mais)