Realizou-se, no dia 18 de janeiro, a terceira reunião da equipa eTwinning com os mentores e os diretores das escolas eTwinning 2023/2024. Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, apresentou o desafio lançado na reunião de novembro, que consistia em partilhar, num Padlet, uma apresentação recorrendo à ferramenta de inteligência artificial D-ID. Este mural será disponibilizado, brevemente, para dar a conhecer, à comunidade eTwinning portuguesa, os nossos mentores.
De seguida, Luís Gonçalves, diretor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e ex-embaixador eTwinning, fez uma comunicação intitulada a “Academia eTwinning Júnior (AJE) - O que é e como surgiu...”. As embaixadoras eTwinning, Ana Ribeiro, Carla Louro, Goreti Alves e Sandra Pinto, divulgaram os tão aguardados desafios para este ano letivo. As novas escolas eTwinning foram desafiadas a criar a sua AJE, incentivando os alunos a eleger um mentor júnior, criar um logotipo e um cartaz de divulgação da AJE. Às escolas com AJE ativas, foram lançados os seguintes desafios:
- Iniciados (alunos até ao 6.º ano de escolaridade) - “Instantes históricos: recriando o 25 de abril, na perspetiva dos alunos” (recriação histórica de fotografias do 25 de Abril);
- Experts (entre 7.º e 12.º anos de escolaridade) - “Vozes do passado: experiências de bem-estar na época do 25 de abril” (entrevista com pessoas que tinha a idade dos alunos em 1974).
As AJE foram ainda incentivadas a elaborar um vídeo-resumo das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Na rubrica “10 Minutos com o Mentor”, Susana Carrilho, mentora do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca da Lousada, apresentou o projeto eTwinning "Titan's Researchers". A partilha focou exemplos relacionados com a integração da inteligência artificial num projeto que seguiu uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos (game-based learning).
No final da reunião, foi enunciado o desafio para a próxima edição do desafio “10 Minutos com o Mentor”, dedicado ao tema “Segurança Digital”.