O eTwinning marcou presença nas I Jornadas de Educação da Guarda, "Educar: o futuro nas nossas mãos", promovidas pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
O evento, que teve lugar no fim de semana, dias 3 e 4 de novembro de 2023, no Teatro Municipal da Guarda, reuniu agentes educativos da região comprometidos com o sucesso dos alunos, com o objetivo de promover a partilha de ideias, o debate e a reflexão sobre o papel crucial da educação na região, numa perspetiva de inovação e inclusão. Pensar a Educação ‘fora da caixa’, de forma descomprometida e de mente aberta, permeou todo o evento, estimulando os participantes a questionar e repensar os modelos educativos convencionais.
Inserida no painel Práticas de inovação pedagógica | Erasmus+ e eTwinning: oportunidades de aprendizagem internacional, a Embaixadora eTwinning para a Região do Centro, Maria Silva, apresentou a comunicação “eTwinning: uma sala de aula aberta ao mundo”.
Começando por realçar o eTwinning como a maior comunidade de professores da Europa, a embaixadora apresentou as oportunidades de desenvolvimento profissional e de parcerias, oferecidas por esta iniciativa da Comissão Europeia.
Nesta intervenção, ilustrou, com exemplos práticos, como os projetos eTwinning podem transformar o ambiente educativo. Ao disponibilizar aos educadores e professores uma plataforma de colaboração internacional, o eTwinning permite superar as limitações físicas da sala de aula convencional, alargando o espaço de aprendizagem dos alunos ao mundo. Dessa forma, são criados ambientes dinâmicos que espelham a diversidade global, o que não só enriquece a compreensão dos alunos sobre temas diversos, como também fomenta o desenvolvimento de competências cruciais, como a comunicação intercultural, a colaboração e o pensamento crítico, através da participação ativa e da construção conjunta do conhecimento.
A embaixadora evidenciou como o eTwinning tem inspirado professores e alunos a abraçarem a interconexão global, como um elemento fundamental para a construção de um futuro educacional mais rico e inclusivo.
O painel, enriquecido pela intervenção de Vera Caeiro, na apresentação do Programa Erasmus+, desempenhou um papel fundamental ao consolidar a importância de alargar as fronteiras no âmbito educacional. Ao evidenciar as oportunidades proporcionadas pelo Programa Erasmus+ e ao estabelecer uma ligação com o eTwinning, Vera Caeiro destacou a necessidade de os profissionais da educação explorarem novos horizontes para enriquecer o processo educativo.
Esta apresentação não só contribuiu significativamente para a discussão, mas também enfatizou a importância da inovação, inclusão e valorização de diversas perspetivas culturais para o desenvolvimento contínuo e eficaz do setor educacional.
Na sessão de encerramento, não foi, apenas, sublinhado o compromisso da comunidade educativa da Guarda com a inovação, como foi, também, sinalizada a necessidade contínua de repensar a educação para moldar o futuro. Este evento inaugural foi, sem dúvida, um catalisador para futuras edições, marcando um capítulo significativo na busca por uma educação mais adaptada aos desafios contemporâneos, na qual o eTwinning terá sempre um papel importante.