A apresentação foi conduzida por Virgínia Esteves, representante da DGE|ERTE e da Organização Nacional de Apoio eTwinning. Durante a sessão, contamos com a presença de Susana Rodrigues, Embaixadora eTwinning para a região de Lisboa e Vale do Tejo.
O início da apresentação envolveu um levantamento junto ao público-alvo, realizado por meio de uma ferramenta digital, com o objetivo de avaliar o conhecimento prévio sobre o projeto eTwinning. Os resultados revelaram que muitos participantes ainda não estavam familiarizados com esta iniciativa.
Foi feito um breve enquadramento do eTwinning, respondendo a perguntas básicas como: Quem somos?, Onde estamos?, Quem pode participar?, Como participar?.
O eTwinning foi apresentado aos participantes como uma plataforma de colaboração online, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção da colaboração internacional entre escolas. Esta colaboração promove a literacia digital, a comunicação, a inclusão, a autonomia, o pensamento crítico, entre outras aprendizagens, plasmadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, e que os alunos podem adquirir através da participação em projetos eTwinning.
Um ponto de destaque foi a apresentação da plataforma ESEP (European School Education Platform), a ferramenta que permite o desenvolvimento de projetos colaborativos europeus. Esta plataforma visa facilitar e melhorar a forma como as escolas colaboram em projetos eTwinning, promovendo uma maior integração e interação entre educadores e alunos de diferentes países.
O eTwinning tem como missão promover a inovação educativa e fomentar a colaboração internacional entre escolas, contribuindo para a construção de uma comunidade educativa global, conectada e comprometida com práticas exemplares.
A equipa eTwinning expressa o seu agradecimento ao Centro Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e em particular à Dra. Sandra Geada, pelo gentil convite. Agradecemos a oportunidade de divulgar o projeto eTwinning junto de professores, direções e responsáveis de Centros de Formação de professores.