O eTwinning permite o desenvolvimento de várias metodologias de trabalho na sala de aula e, como tal, permite lecionar os conteúdos curriculares de forma colaborativa e motivadora para os alunos, colocando em prática as ideias preconizadas na Articulação e Flexibilidade Curricular.
Para iniciar, um projeto deve:
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Procurar inspiração nos Kits e Kits 2023 de projetos que o portal disponibiliza.
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Analisar o programa da disciplina que leciona / aprendizagens essenciais.
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Selecionar os temas que poderão ser lecionados através de um projeto eTwinning.
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Aceder aos Fóruns de Parceiros, no espaço do European School Education Platform (ESEP), e verificar se existem mensagens que possam adequar-se ao trabalho que pretende realizar. Caso encontre, responda a essa mensagem para iniciar a interação. Caso não encontre, crie uma mensagem com a sua ideia de projeto.
Para iniciar um projeto eTwinning, tenha em mente o que necessita para elaborar a sua planificação:
Qual a ideia de projeto?
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Defina em concreto que conteúdos pretende explorar. Evite ideias vagas como: "educação ambiental", "educação para a cidadania", ...
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Ao definir o tema do projeto, procure encontrar um título apelativo e que transmita a ideia do assunto que vai ser tratado.
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Pense no tempo de que necessita para desenvolver esse projeto: 1 semana, 1 mês, 1 período letivo, 1 ano. A duração dos projetos eTwinning é flexível e ajusta-se aos objetivos concretos do mesmo.
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Partilhe a sua ideia com os parceiros e procure elaborar a planificação de forma colaborativa com esses parceiros.
Que atividades?
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Organize um conjunto de atividades que os alunos envolvidos possam realizar em colaboração. Procure organizar equipas que envolvam alunos dos países que integram a parceria, de forma a que a sua implementação implique o contributo de todos. Evite projetos em que cada um dos países desenvolve as suas atividades e, por fim, apenas partilham o que fizeram. O eTwinning aposta na promoção do trabalho colaborativo.
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Pense no tempo de que necessita para realizar essas atividades.
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Liste os recursos de que necessita: computadores, telemóveis, tablets... Tem estes recursos na sua sala de aula? Não? Como ultrapassar esse constrangimento?
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Faça uma lista de possíveis constrangimentos de modo a evitá-los quando estiver a desenvolver as atividades.
Que produto/s final/ais?
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Sendo um trabalho de projeto, a planificação pode sofrer ajustes no decurso do mesmo e, como tal, também o produto final. Contudo, é importante ter um produto final em mente.
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Exemplos de produtos finais: apresentação com sistematização dos conhecimentos adquiridos, documentário vídeo, eBook resultante da escrita colaborativa, revista, jogo, APP, cartazes, artigos nos jornais escolares/ locais, entre outros.
E a avaliação?
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Pense em avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e também o projeto.
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Avaliação dos conhecimentos dos alunos: grelha de avaliação da apresentação pública do que foi aprendido, questionário online (exemplos: Google Forms, Quizizz, EdPuzzle, Kahoot), portefólio do trabalho de grupo (exemplo: Padlet), entre outros.
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Avaliação do projeto: Entrevista a alguns dos intervenientes no projeto, construção de um questionário online, opiniões recolhidas num mural (Padlet), entre outras.
E as questões de eSafety?
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Assegure-se de que a identidade dos seus alunos está salvaguardada ao longo de todo o trabalho.
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Peça autorização aos Encarregados de Educação para que os alunos integrem o projeto, explicando ainda, em linhas gerais, em que consiste o trabalho no eTwinning.
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Peça autorização aos Encarregados de Educação para utilizar as imagens dos alunos no contexto do projeto.
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Mesmo com a autorização dos encarregados de educação para o uso da imagem dos alunos, evite publicar fotografias que permitam uma clara identificação do aluno e a sua ligação a uma dada escola, turma e/ou ano de escolaridade. Privilegie fotos em que se vêem os alunos a trabalhar de costas para a câmara, em que se focam as mãos ou o ecrã do computador / telemóvel com o TwinSpace. Discuta este assunto com os alunos e seja criativo.
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Incentive a Direção da sua Escola/Agrupamento a candidatar-se ao Selo de Segurança Digital.