Ideia de projeto

O eTwinning permite o desenvolvimento de várias metodologias de trabalho na sala de aula e, como tal, permite lecionar os conteúdos curriculares de forma colaborativa e motivadora para os alunos, colocando em prática as ideias preconizadas na Articulação e Flexibilidade Curricular.

Para iniciar, um projeto deve:

  1. Procurar inspiração nos KITS de projetos que o portal disponibiliza.
  2. Analisar o programa da disciplina que leciona / aprendizagens essenciais.
  3. Selecionar os temas que poderão ser lecionados através de um projeto eTwinning.
  4. Aceder aos Fóruns de Parceiros, no espaço do eTwinning Live (o espaço pessoal do professor), e verificar se existem mensagens que possam adequar-se ao trabalho que pretende realizar. Caso encontre, responda a essa mensagem para iniciar a interação. Caso não encontre, crie uma mensagem com a sua ideia de projeto.

Para iniciar um projeto eTwinning, tenha em mente o que necessita para elaborar a sua planificação:

Qual a ideia de projeto?

  • Defina em concreto que conteúdos pretende explorar. Evite ideias vagas como: "educação ambiental", "educação para a cidadania", ...
  • Ao definir o tema do projeto, procure encontrar um título apelativo e que transmita a ideia do assunto que vai ser tratado.
  • Pense no tempo de que necessita para desenvolver esse projeto: 1 semana, 1 mês, 1 período letivo, 1 ano. A duração dos projetos eTwinning é flexível e ajusta-se aos objetivos concretos do mesmo.
  • Partilhe a sua ideia com os parceiros e procure elaborar a planificação de forma colaborativa com esses parceiros.

Que atividades?

  • Organize um conjunto de atividades que os alunos envolvidos possam realizar em colaboração. Procure organizar equipas que envolvam alunos dos países que integram a parceria, de forma a que a sua implementação implique o contributo de todos. Evite projetos em que cada um dos países desenvolve as suas atividades e, por fim, apenas partilham o que fizeram. O eTwinning aposta na promoção do trabalho colaborativo.
  • Pense no tempo de que necessita para realizar essas atividades.
  • Liste os recursos de que necessita: computadores, telemóveis, tablets... Tem estes recursos na sua sala de aula? Não? Como ultrapassar esse constrangimento?
  • Faça uma lista de possíveis constrangimentos de modo a evitá-los quando estiver a desenvolver as atividades.

Que produto/s final/ais?

  • Sendo um trabalho de projeto, a planificação pode sofrer ajustes no decurso do mesmo e, como tal, também o produto final. Contudo, é importante ter um produto final em mente.
  • Exemplos de produtos finais: apresentação com sistematização dos conhecimentos adquiridos, documentário vídeo, eBook resultante da escrita colaborativa, revista, jogo, APP, cartazes, artigos nos jornais escolares/ locais, entre outros.

E a avaliação?

  • Pense em avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e também o projeto.
  • Avaliação dos conhecimentos dos alunos: grelha de avaliação da apresentação pública do que foi aprendido, questionário online (exemplos: Google Forms, Quizizz, EdPuzzle, Kahoot), portefólio do trabalho de grupo (exemplo: Padlet), entre outros.
  • Avaliação do projeto: Entrevista a alguns dos intervenientes no projeto, construção de um questionário online, opiniões recolhidas num mural (Padlet), entre outras.

E as questões de eSafety?

  • Assegure-se de que a identidade dos seus alunos está salvaguardada ao longo de todo o trabalho.
  • Peça autorização aos Encarregados de Educação para que os alunos integrem o projeto, explicando ainda, em linhas gerais, em que consiste o trabalho no eTwinning.
  • Peça autorização aos Encarregados de Educação para utilizar as imagens dos alunos no contexto do projeto.
  • Mesmo com a autorização dos encarregados de educação para o uso da imagem dos alunos, evite publicar fotografias que permitam uma clara identificação do aluno e a sua ligação a uma dada escola, turma e/ou ano de escolaridade. Privilegie fotos em que se vêem os alunos a trabalhar de costas para a câmara, em que se focam as mãos ou o ecrã do computador / telemóvel com o TwinSpace. Discuta este assunto com os alunos e seja criativo.
  • Incentive a Direção da sua Escola/Agrupamento a candidatar-se ao Selo de Segurança Digital.