Cerimónia de Entrega dos Prémios Nacionais eTwinning 2023

CerimoniaFinal

Celebrando a Inovação na Educação 

A Organização Nacional de Apoio eTwinning realizou, no dia 15 de dezembro de 2023, a tão aguardada Cerimónia de Entrega de Prémios Nacionais eTwinning. O evento teve lugar no Hotel Tivoli do Oriente, em Lisboa. Esta cerimónia visou reconhecer e homenagear os professores, alunos e diretores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, incluindo o ensino profissional, que se destacaram na implementação de projetos eTwinning ao longo do ano letivo de 2022/23. 

Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, deu início à cerimónia, dando as boas-vindas. Destacou a importância da colaboração internacional na educação e o papel dos projetos eTwinning no enriquecimento e na flexibilização do currículo. Ressaltou a significativa contribuição desses projetos na inovação educativa, impulsionando o trabalho colaborativo e fomentando uma cultura de inclusão na educação. 

De seguida, Virgínia Esteves, representante da Organização Nacional de Apoio, moderou a apresentação dos projetos vencedores, destacando o esforço e a dedicação dos professores e alunos envolvidos, bem como dos diretores que os apoiaram.  

Foram assim apresentados, pelos participantes, os projetos vencedores nas oito categorias definidas para o ano 2022/23: 

Pré-Escolar: "Little Citizens", EBI Francisco Ferreira Drummond, Angra do Heroísmo. 

1.º Ciclo do Ensino Básico: "Mathematics for Everyone", Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Castelo Branco. (Prémio Nacional). 

"I am Child with My Rights", Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. (Menção Honrosa). 

2.º Ciclo do Ensino Básico: "Mystery Land", Escola Agrupamento de Escolas de Silves. 

3.º Ciclo do Ensino Básico: "Un Voyage Musical en Europe", Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa do Varzim. 

Ensino Secundário: "Tree Remember Me", Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães. 

Ensino Profissional: "Legends & Myths: Tourism Itineraries Between Culture and Enogastronomy" Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. 

Tema do Ano - Inovação e Educação: "Save the Sea", Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada, e Agrupamento de Escolas de Palmela. 

Erasmus+: "France and Portugal: Together for the Environment", Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa. 

Após esse momento enriquecedor de partilha, durante o qual foram realçadas as estratégias pedagógicas inovadoras desenvolvidas com os alunos e o impacto positivo dos projetos eTwinning nas salas de aula, os participantes foram convidados a explorar os espaços “Mostra de Projetos”, reservados a cada projeto. A visita proporcionou uma visão concreta e detalhada dos resultados tangíveis, evidenciando a criatividade expressa nos trabalhos dos alunos. 

Seguiu-se o almoço, servido no hotel que proporcionou um momento de convívio entre os presentes. 

Deu-se continuidade às atividades com um exercício de Team Building, conhecido como o "Jogo da Caixa", meticulosamente organizado e coordenado pela experiente equipa da empresa 5p's. Durante esta dinâmica, os participantes foram desafiados a resolver enigmas, superar obstáculos e colaborar de forma eficaz para atingir objetivos comuns. O propósito ia além do reforço dos laços entre os membros da equipa; procurava-se fomentar competências essenciais como comunicação, resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração, não só dentro de cada equipa, mas também entre as diversas equipas participantes, tendo o jogo culminado com a construção colaborativa do lema "Todos juntos somos mais fortes”. 

Após a dinâmica de Team Building, os participantes tiveram uma pausa para desfrutar das deliciosas iguarias regionais, generosamente partilhadas por todos. Este momento revigorante de comunhão gastronómica acrescentou um toque local à atmosfera do evento. 

De seguida, teve início o tão aguardado momento da Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2023. Nessa ocasião de reconhecimento público, os projetos foram destacados não apenas pela sua excelência técnica e pedagógica, mas também pela inovação, pela colaboração eficaz entre escolas e pela integração bem-sucedida das tecnologias de comunicação e informação que enriquecem, de forma criativa, o currículo e promovem aprendizagens significativas para todos os alunos. 

Na Sessão de Encerramento, Carla Lourenço, Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE, salientou o caráter inovador dos projetos eTwinning, que proporcionam experiências pedagógicas inclusivas, enriquecedoras e transformadoras. Sublinhou o empenho tanto da Organização Nacional de Apoio eTwinning, quanto da sua dedicada equipa de embaixadores, cujo esforço conjunto contribuiu significativamente para o sucesso e impacto positivo do eTwinning na educação em Portugal.



Mais novidades

premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)
Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)