Desenvolver eficazmente o projeto eTwinning
Um projeto de qualidade deve obedecer aos seguintes critérios:
- Colaboração entre Escolas Parceiras;
- A utilização das TIC;
- Inovação Pedagógica;
- Integração Curricular;
- Resultados e Divulgação
Ao planificar o projeto, estes critérios devem estar presentes para que as atividades preparadas possam contribuir para uma efetiva experiência de aprendizagem. Vejamos:
1. Colaboração entre Escolas Parceiras
As atividades de colaboração vão além da comunicação: os professores e os alunos parceiros não são apenas destinatários de informação; são membros de equipa, coautores e cocriadores. A colaboração significa que ambas as turmas precisam da contribuição da turma parceira para completar a atividade. Alguns exemplos de produtos finais colaborativos são:
um jornal, uma reportagem;
um resumo colaborativo de todos os temas trabalhados durante o projeto;
uma coleção de cartas escritas sobre um determinado tema, ....
Esta lista não é exaustiva, uma vez que pode haver muitos mais exemplos. Equipas mistas nacionais são uma prática eficaz para o desenvolvimento de trabalho colaborativo (pequeno grupo de uma turma + pequeno grupo de outra turma = equipa mista nacional)
2. Utilização das TIC
A tecnologia pode dar um valor acrescentado ao projeto. As ferramentas TIC devem ser utilizadas de modo a garantir o sucesso dos objetivos pedagógicos do projeto e a demonstrar uma utilização responsável da tecnologia. Este critério foca-se numa boa utilização da tecnologia como facilitador da interação e colaboração autênticas entre os parceiros do projeto, bem como da criação de conteúdos. A integração de ferramentas TIC oferece oportunidades para construir tanto competências digitais como competências de cidadania digital. Todas as questões relacionadas com a privacidade e segurança são tidas em conta, e os parceiros utilizam material e recursos isentos de direitos de autor. Assim devem ser tidas em conta:
Seleção e Uso das TIC (todas as ferramentas digitais)
Gestão do TwinSpace
RGPD, copyright e eSafety
3. Inovação Pedagógica
Os professores do projeto utilizaram com os seus alunos uma variedade de métodos pedagógicos para alcançar os seus objetivos durante o projeto, tais como colocar questões de orientação aos alunos, realizar pesquisas e análises, organizar trabalho de equipa em colaboração, permitir que os alunos escolham as formas de encontrar e expor informação, etc. Consoante o contexto e a idade/aptidão dos alunos, etc., a situação deve ser tal que os alunos sejam encorajados a tornar-se a força principal do projeto, criativos, responsáveis, autónomos, e não apenas replicadores das ideias do professor. Assim devem ser tidas em conta:
Definição de objetivos educativos
Abordagens e propostas pedagógicas
4. Integração Curricular
O trabalho do projeto baseia-se no currículo escolar e no programa de estudos. A parte principal do trabalho do projeto realizado pelos alunos é feita durante o período escolar; o projeto não se baseia apenas no trabalho realizado pelos alunos em casa. O projeto tem esforços estratégicos claros para tentar desenvolver as competências dos alunos, conforme exigido nas várias disciplinas. O trabalho do projeto é parte integrante do trabalho escolar em alguma(s) disciplina(s). As 8 competências chave para a Europa são: Literacia, Multilinguismo, Aptidões numéricas, científicas e de engenharia, Competências digitais e tecnológicas, Competências interpessoais e a capacidade de adotar novas competências, Cidadania ativa, Empreendedorismo e Consciência e expressão cultural. Assim devem ser tidas em conta:
A Integração curricular em uma ou várias disciplinas
Abordagem Multidisciplinar
- Competências chave (Conhecimentos, Competências e Atitudes)
5. Resultados e documentação
Os resultados e o impacto de um projeto eTwinning devem ser documentados de modo a que sejam dadas provas sobre os produtos finais e a organização do projeto. Os projetos de alta qualidade distinguem-se por uma visão geral completa e transparente de todos os elementos do projeto, para que os parceiros do projeto, bem como outras pessoas interessadas, possam aprender com ele. A documentação envolve tanto resultados visíveis como tangíveis. Os resultados visíveis incluem:
Resultados do projeto, tais como produtos criados, tanto digitais como não digitais;
Atividades e Envolvimento dos alunos, tanto na sala de aula como online (TwinSpace);
Documentação do projeto (planeamento, avaliação & reflexão, feedback, etc.).